|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANQUIAS
Evento vai até sábado
Feira traz opções para abrir negócio próprio
CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL
Abrir um lava a jato portátil com cerca de R$ 20 mil é uma das
sugestões de negócio próprio encontradas na feira ABF Franchising Expo 2002, que começou ontem em São Paulo. O número de
expositores é 20% maior que o registrado no ano passado e deve
chegar a 150 empresas.
Para a diretora-executiva da
ABF (Associação Brasileira de
Franchising), Anette Trompeter,
o crescimento da feira acompanha a expansão do setor, que, segundo estimativas da ABF, cresceu 7% em 2001 em relação a
2000. Com isso, o faturamento total em 2001 atingiu R$ 25 bilhões.
A meta para 2002 é crescer 15%.
Com cerca de 35% de participação no faturamento das franquias, fast food e saúde e beleza
continuam liderando o interesse
dos novos empreendedores, mas,
segundo André Friedheim, diretor da consultoria Francap, o setor de serviços é um promissor. O
destaque são as franquias voltadas para limpeza, como lavanderias e lavagem de veículos.
De olho nesse mercado, a Pronto Wash, de origem argentina,
lança a sua marca no mercado
brasileiro durante a feira. O serviço prestado pela empresa consiste
na lavagem de carros em estacionamentos com um carrinho, espécie de lava a jato portátil.
O investimento inicial fica em torno de R$ 20 mil, que inclui um kit com cinco carrinhos, o ponto comercial e a taxa de franquia. Segundo o presidente da empresa, Alan Paker, com uma média de 1.000 lavagens por mês, o faturamento do franqueado deve beirar R$ 12 mil. Os royalties mensais custam R$ 2.500.
Para quem prefere apostar em educação, a feira também oferece boas oportunidades de negócio. A franquia da escola de idiomas Skill promete 20% de desconto para os interessados que fecharem contratos durante a feira. Segundo a empresa, a partir de R$ 50 mil, é possível abrir uma franquia da marca. Apesar de ser um
segmento muito explorado -estima-se que haja 113 diferentes escolas de língua no mercado-, a empresa prevê abertura de 60 estabelecimentos até o fim do ano.
Hoje, eles somam 320.
O evento é aberto ao público em geral, e são esperadas 20 mil pessoas. A seleção para franqueados é cautelosa. A empresa de alimentação Amor aos Pedaços, por
exemplo, tem um processo de seleção que dura até um mês.
SAIBA MAIS: ABF EXPO 2002. ITM Expo: av. eng. Roberto Zuccolo, 555. Até sábado; das 13h às 21h; R$ 15.
Texto Anterior: Imóveis: Mercado de fundos imobiliários deve dobrar Próximo Texto: Naufrágio platino: Argentina reclama ao FMI e quer acordo já Índice
|