São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País também tem sua política industrial

do enviado especial à Tailândia

A política econômica tailandesa é uma reprodução em miniatura dos sistemas de incentivos setoriais adotados em outros países da Ásia, como Japão, Coréia do Sul e China, para não falar do Brasil.
O governo tailandês assinou o acordo de tecnologia da informação da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas mantém políticas de subsídio fiscal à produção local de software que incluem a produção, o desenvolvimento e o treinamento. As empresas podem ser totalmente estrangeiras.
Outros setores estimulados incluem o da construção e o processamento de pedras preciosas.
O governo aposta na transferência de empresas desse setor de Hong Kong para a Tailândia depois da devolução do território à China.
Plano de emprego
O governo também patrocina ambiciosos programas de desenvolvimento, como o Eastern Seaboard Development Programme, gerenciado pelo National Economic and Social Development Board (NESDB, Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com a meta de gerar 450 mil novos empregos até o começo do século 21 em várias regiões do país.
Foram escolhidos oito setores como alvo do programa: siderurgia, produtos químicos básicos, petróleo e petroquímica, material elétrico, automóveis e agroindústria.
Antes de liberar o câmbio, o governo tomou algumas medidas preparatórias.
Foi criada uma organização para lidar com os "esqueletos" do sistema financeiro e o governo emitiu dívida pública para comprar empréstimos problemáticos dos bancos.
As instituições financeiras foram forçadas a elevar suas reservas para dívidas de retorno duvidoso e sobre empréstimos externos.
As empresas estatais reduziram seu endividamento no mercado, sendo financiadas pelo Tesouro.
Empresas com dívida externa elevada terão benefícios fiscais, como redução de impostos, beneficiando mais as de menor porte.
Benefícios fiscais em cinco anos permitem ajuste nos balanços das empresas cotadas na Bolsa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.