São Paulo, sexta-feira, 06 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras pode ficar livre de aperto fiscal

DA SUCURSAL DO RIO
DOS ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

O presidente da Petrobras, Francisco Gros, afirmou ontem que o governo pretende retirar as despesas da estatal com investimentos do acordo de superávit primário acertado com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
"A lógica de todas as conversas do governo com o FMI são no sentido de excluir os investimentos da Petrobras do limite, dos compromissos assumidos, em termos de superávit primário", disse.
O governo aumentou anteontem a meta de superávit primário (receitas menos despesas, excluído o pagamento de juros) de 3,75% para 3,88% do PIB.
Incluídos na meta, os investimentos da Petrobras poderiam sofrer com essa elevação. Esse critério também reduz a margem de manobra da estatal, que pode ter de adiar projetos a cada vez que o governo amplia o aperto fiscal.
A visão da empresa estatal é que, para crescer internacionalmente, não pode ter esse tipo de amarra.
Segundo Gros, é o Ministério da Fazenda que está negociando com o Fundo a retirada dos gastos da estatal do acordo com o FMI.

Independência
Ao justificar a proposta de mudança, Gros afirmou que a Petrobras é independente das contas do Tesouro: "Não há lógica de incluí-la [a estatal" nas limitações do Orçamento público".
"Ela [a Petrobras" não depende de recursos públicos para tocar os seus negócios. Essa é a lógica [da negociação do governo com o FMI"", afirmou Gros.
Apesar de defender a alteração do acordo, Gros afirmou que não está tratando diretamente com o Fundo. Disse que o papel da estatal foi apenas o de prestar informações ao FMI sobre a independência da Petrobras em relação ao Tesouro.
Questionado se haveria, como ocorre com as contas do governo, um acompanhamento trimestral dos números da estatal pelo FMI, Gros respondeu: "Que eu saiba não, mas essa pergunta tem de ser feita no Ministério da Fazenda".


Texto Anterior: Na 4ª alta consecutiva, dólar vai a R$ 3,152
Próximo Texto: Definição sobre venda de ações do BB sairá hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.