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AVIAÇÃO
Pacote de auxílio ao setor aéreo irrita concorrentes; Wagner Canhedo, da Vasp, diz que "ainda há muito a ser feito"
Varig é a maior beneficiada pelo "Proar"
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
O "Proar" pacote de ajuda do
governo para as empresas aéreas
foi feito sob encomenda para beneficiar a Varig e evitar que ela decrete falência. Essa é a opinião
unânime de três analistas e executivos do setor ouvidos ontem pela
Folha.
A Folha apurou que o pacote irritou vários concorrentes da Varig. O presidente da Vasp, Wagner Canhedo, disse que "parte [do
pacote de auxílio" foi feito, mas há
muito o que se fazer."
Os seis principais itens do pacote beneficiam diretamente a Varig. O benefício mais evidente é o
perdão da dívida de R$ 500 milhões relativos ao PIS e Cofins incidentes sobre as passagens de
vôos internacionais vendidas entre 1988 e 1999. A Varig é a única
empresa brasileira que atuou fortemente no ramo de viagens ao
exterior nesse período.
A Vasp não voa mais para o exterior, a Gol não usa essas rotas e a
TAM está nesse mercado há cerca
de três anos, com poucos vôos.
Com a anistia, a Varig poderá
eliminar do seu balanço o provisionamento de recursos para
honrar a dívida, que estava sendo
questionada na Justiça.
Um analista previu que a anistia
será maior que os R$ 500 milhões
previstos pelo governo, pois as dívidas foram subavaliadas para
não afetar muito os balanços.
Mais benefícios
Somente ontem, as ações da Varig valorizaram 8,96%. A empresa
também sai beneficiada com a cobrança do PIS e Cofins que passa a
incidir sobre o querosene de aviação para companhias estrangeiras. Com isso, ela terá mais condições de enfrentar concorrentes
como a United Airlines. O PIS e
Cofins para vôos no Brasil já existiam e continuarão a incidir sobre
os preços das passagens de todas
as empresas nacionais.
Também a isenção dos 15% da
alíquota de Imposto de Renda Retido na Fonte para leasing financeiro (que garante a compra da
aeronave) beneficiará a Varig.
Dos 110 aviões do novo grupo Varig, cerca de dez são alugados com
esse tipo de contrato.
A TAM também será beneficiada pela medida, pois tem 28
aviões nessa categoria. Já a Gol e a
Vasp não têm contratos de leasing
financeiro para nenhum de seus
aviões.
Uma decisão do governo que
beneficiará todas as empresas é a
redução de 7,05% para zero da alíquota do IOF no seguro de responsabilidade civil. Segundo Robert Both, sócio da consultoria
norte-americana Avman, localizada em Miami, nos Estados Unidos, esse seguro representa de 1%
a 2% dos custos de operação das
aeronaves.
Todas as empresas do setor serão beneficiadas ainda com a redução do Imposto de Importação incidente sobre componentes.
Mudança na Varig Log
O executivo José Carlos Rocha
Lima deixou a presidência da Varig Log, empresa de entrega de encomendas da Varig. Todos os diretores daquela empresa também
deixaram seus cargos. A Varig
Log vem sofrendo uma queda no
volume de encomendas, que caiu
de 640 mil toneladas em 1998 para
629 mil toneladas em 2001.
Segundo a Folha apurou, o presidente da Varig, Arnin Lore, ainda não decidiu se a companhia será extinta ou reestruturada.
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