São Paulo, sexta-feira, 06 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Objetivo não era tabelar preço, diz Amaral

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A redução do preço dos carros não foi o principal objetivo do governo ao reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), afirmou o ministro Sergio Amaral (Desenvolvimento). "Nunca tivemos por objetivo fazer tabelamento de preços", disse Amaral ao ser questionado sobre a decisão das montadoras de elevar o preço dos veículos.
Segundo ele, o maior propósito do governo ao reduzir o IPI dos automóveis era ajudar as montadoras a "desovar os seus estoques" e "manter o emprego".
Amaral acrescentou que, ao fixar uma alíquota intermediária de IPI, o governo pretendia incentivar a fabricação no Brasil de carros de maior valor agregado. "Precisamos ganhar escala nos carros de potência intermediária, para estimular as exportações", afirmou. A redução do IPI aconteceu em 1º de agosto, como resposta a um pedido das montadoras de veículos.


Texto Anterior: Montadoras vendem 14,9% a mais em agosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.