São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Perigo só ocorre com exposição prolongada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Especialistas afirmam que o recall de brinquedos anunciado pela Mattel não deve alarmar os pais -a empresa anunciou o terceiro recall em pouco mais de um mês.
O recall da terça ocorreu devido ao excesso de chumbo nas tintas dos objetos.
O toxicologista Sérgio Graff, da Universidade Federal de São Paulo, explica que o chumbo nos brinquedos oferece riscos, mas o contato não necessariamente levará a criança a ficar doente.
Segundo ele, a intoxicação crônica com o metal ocorre quando há contato com freqüência e por um período muito longo de tempo.
O chumbo é um metal tóxico que, quando se acumula no organismo, pode provocar alterações no sistema nervoso central, causando convulsão, anemia, danos ao fígado e ao rim, dependendo do tipo e grau de intoxicação.
A presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renata Waksman, aconselha os pais a ficarem atentos à compra e à manutenção dos brinquedos dos filhos. Quando os objetos descascam a tinta, a criança corre o risco de ingerir o material que se solta e ter contato com o chumbo, que ainda é usado na formulação de tintas em alguns países.
Segundo ela, é preciso orientar os filhos sobre como usar os brinquedos e evitar riscos. Mas ela lembra que há mais perigo com as crianças menores, que sempre levam os objetos à boca.
Waksman diz que, no momento da compra, os pais devem verificar se o brinquedo tem selo de certificação, se é apropriado para a faixa etária do filho e se tem pontas, cordões, partes que possam ser arremessadas ou que ofereçam risco à segurança.
Brinquedos comprados em camelôs, segundo ela, oferecem mais perigo por não haver certificação de que foram feitos dentro dos padrões de segurança. Peças falsificadas podem ter componentes prejudiciais à saúde e podem se desintegrar com facilidade, o que aumenta a chance de que a criança engula partes do brinquedo.


Texto Anterior: Pro Teste quer mais rigor na fiscalização de brinquedos
Próximo Texto: Veículos: Renault faz recall de 1.623 carros Logan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.