São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INVESTIMENTOS

Idec vai à Justiça contra perdas dos fundos da CEF e da Nossa Caixa
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) entrou com ações na Justiça contra a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa para reaver as perdas que alguns fundos de investimentos dessas instituições tiveram em maio deste ano devido à marcação a mercado.
Novas ações também estão sendo preparadas para os próximos dias contra outros bancos pelo mesmo motivo. "Vamos acionar todos que apresentaram prejuízos", diz Dulce Lima, coordenadora jurídica do Idec.
No dia 29 de maio, o Banco Central anunciou que todos os fundos deveriam contabilizar, obrigatoriamente, os títulos públicos de suas carteiras pelo valor de mercado -e não mais pelo preço de aquisição. Como esses títulos vinham perdendo valor, alguns fundos apresentaram perdas significativas.
Segundo o Idec, no caso da CEF as perdas variaram de 3,65% (Caixa FIF DI) a 1,31% (FAC Prefixado); na Nossa Caixa, de 4,02% (Fundo Investcaixa) a 1,64% (FIF 90).
A alegação do Idec é que os bancos deveriam ter avisado os clientes que a regra de contabilização dos fundos ia mudar. O Idec também está acionando o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários por falta de fiscalização. Isso porque a obrigatoriedade da marcação a mercado já existia desde 1996 e só passou a ser cumprida por todas as instituições em maio.
A CEF e a Nossa Caixa não quiseram se pronunciar, pois ainda desconhecem o teor das ações. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Lucro cai 21,7%, para R$ 1,687 bi
Próximo Texto: Investimentos: Bank of America não apresenta dados a cotista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.