São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

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Preço de pasta de dente gera conflito

DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de varejo armaram recentes campanhas promocionais que já criam um mal-estar no setor. Redes de porte médio têm reclamado aos fabricantes da ação dessas cadeias.
Isso porque, nessas campanhas, as lojas compram grandes volumes com antecedência, antes de uma eventual subida do dólar, e vendem a preço inferior ao praticado no mercado. Como as redes menores não conseguem competir com as promoções, ameaçam devolver o produto à indústria.
A rede Sonda ameaçou devolver, em outubro, um lote de produtos da Colgate por causa dessa situação, segundo a Folha apurou. As empresas negam.
Isso ocorreu porque, no Carrefour e Pão de Açúcar, o item custava -durante a promoção- pouco mais de R$ 0,70. A rede de menor porte, porém, não conseguia vender por menos de R$ 1.
"Na promoção as cadeias tentam aumentar o fluxo da loja e, se perdem margem num produto, ganham em outro. O mesmo não ocorre em outras lojas de menor porte", diz Sussumu Honda, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Ele defende, porém, o direito de as grandes redes armarem suas estratégias. Segundo Honda, essa situação não é benéfica para a indústria. Quando o preço de um produto cai muito em alguma rede, as outras cadeias acabam exigindo contratos iguais para vender com o mesmo preço. Mas, na prática, os contratos só são melhores para aqueles que compram grandes volumes.


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