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Preço de pasta de dente gera conflito
DA REPORTAGEM LOCAL
Grandes redes de varejo armaram recentes campanhas promocionais que já criam um mal-estar
no setor. Redes de porte médio
têm reclamado aos fabricantes da
ação dessas cadeias.
Isso porque, nessas campanhas,
as lojas compram grandes volumes com antecedência, antes de
uma eventual subida do dólar, e
vendem a preço inferior ao praticado no mercado. Como as redes
menores não conseguem competir com as promoções, ameaçam
devolver o produto à indústria.
A rede Sonda ameaçou devolver, em outubro, um lote de produtos da Colgate por causa dessa
situação, segundo a Folha apurou. As empresas negam.
Isso ocorreu porque, no Carrefour e Pão de Açúcar, o item custava -durante a promoção-
pouco mais de R$ 0,70. A rede de
menor porte, porém, não conseguia vender por menos de R$ 1.
"Na promoção as cadeias tentam aumentar o fluxo da loja e, se
perdem margem num produto,
ganham em outro. O mesmo não
ocorre em outras lojas de menor
porte", diz Sussumu Honda, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Ele defende, porém, o direito de
as grandes redes armarem suas
estratégias. Segundo Honda, essa
situação não é benéfica para a indústria. Quando o preço de um
produto cai muito em alguma rede, as outras cadeias acabam exigindo contratos iguais para vender com o mesmo preço. Mas, na
prática, os contratos só são melhores para aqueles que compram
grandes volumes.
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