São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCO X BANCO/OUTRO LADO

Instituição diz que atrasos na carteira de empréstimos são bem menores que a média do mercado

BNDES afirma que reduziu inadimplência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou que reduziu o índice de inadimplência (falta de pagamento) de sua carteira de empréstimos para 0,57%, número inferior à média do sistema financeiro nacional, que é de 5,7%.
O dado mostraria a qualidade da carteira de operações de crédito do banco, "que não apresentou nenhum evento que resultasse em perda significativa", segundo balanço de desempenho do primeiro semestre deste ano.
O índice de inadimplência havia alcançado 0,91% no primeiro semestre do ano passado e foi de 0,64% ao final de 2004.
O BNDES e o Banco Central alegaram sigilo bancário para não comentar os resultados da inspeção interna realizada entre abril e agosto do ano passado e cujos desdobramentos são acompanhados por troca de correspondência entre as duas instituições, à qual a Folha teve acesso.
"Não cabe a nenhuma das duas instituições revelar o conteúdo de correspondências trocadas entre suas áreas técnicas, muito menos comentá-las publicamente", afirma o BNDES, por meio de nota.
O BNDES, no entanto, menciona o comunicado sobre as demonstrações contábeis no primeiro semestre do ano, segundo o qual "foram adotadas medidas de curto prazo para aprimorar os controles internos existentes, das quais se destaca o aperfeiçoamento do modelo de classificação de risco das operações".
A nota do banco destaca que outra importante providência em curso é a implantação de modelo de gestão integrada de recursos.
O Banco Central afirmou, por meio da assessoria, que não comenta atividades de supervisão bancária. Os resultados da fiscalização foram encaminhados à Câmara dos Deputados em resposta a requerimento de informações.

Texto Anterior: BC aponta controles "frágeis" no BNDES
Próximo Texto: Saiba mais: Presidente do BC questiona crédito direcionado no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.