São Paulo, Segunda-feira, 06 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO
Ex-ministro promove fórum no Rio
Velloso desaprova CPMF permanente

CHICO SANTOS
da Sucursal do Rio

O ex-ministro do Planejamento (governos Médici e Geisel) João Paulo dos Reis Velloso acredita que a transformação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) em tributo permanente, como deseja o governo, vai agravar o ônus que ela representa hoje para o mercado de capitais do país.
"Se o imposto for criado, vai ser pior. Será permanente", disse o ex-ministro, que promove na quarta-feira, no Rio, o Fórum de Mercado de Capitais.
Com o tema "Rumos do Mercado de Capitais no Brasil", o Fórum será realizado a partir das 14h30, no auditório do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
"Se conseguirmos que o mercado de capitais passe a ser uma prioridade, o fórum já terá atingido seu objetivo", disse Reis Velloso. Segundo ele, o Brasil não pode mais perder tempo nesse campo, porque "não se constrói uma economia dinâmica sem mercado de capitais forte".
A desoneração das operações em Bolsas é um dos pontos que ele considera essenciais.
Reis Velloso contou que, quando era ministro do Planejamento e Mário Henrique Simonsen era ministro da Fazenda (governo Geisel), eles davam assentos ao presidente da então recém-criada CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Conselho Monetário Nacional, órgão que tomava as grandes decisões econômicas do governo na época.
O objetivo, segundo ele, era fazer com que a CVM, órgão criado para fiscalizar e regulamentar o mercado, opinasse sobre os ônus que determinadas medidas poderiam trazer ao mercado.
Naquela época, segundo Velloso, o mercado primário (lançamento de ações) era vigoroso, enquanto hoje ele praticamente inexiste. As taxações também acabam fazendo com que os papéis de empresas brasileiras sejam cada vez mais negociados em Bolsas do exterior, transferindo liquidez.


Texto Anterior: Exportações: Empresas capitalizam mudança da moeda
Próximo Texto: Evento: Simpi discute pequenas empresas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.