São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centrais pedem a Lula redução de jornada

Lula Marques/Folha Imagem
Centrais sindicais durante manifestação em frente ao Congresso pela redução da jornada de trabalho


ANA PAULA RIBEIRO
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Aproveitando as discussões sobre reduções de impostos, as centrais sindicais se reuniram ontem com o presidente Lula para tentar solucionar uma reivindicação antiga: menor jornada de trabalho sem a diminuição do salário. Até o fechamento desta edição, eles continuavam reunidos.
A proposta, ainda em fase inicial, é reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais. O salário do trabalhador seria mantido e a diferença seria arcada pelo governo federal, por meio da redução dos impostos pagos pelas empresas.
"Como se fala em redução de imposto, talvez seja o momento. O que não pode reduzir o imposto sem ganhos para o trabalhador", afirmou Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical.
No entanto, o sindicalista não acredita em uma solução imediata para o problema. No encontro, as centrais sindicais iriam pedir a criação de grupos de trabalho com a presença de representantes dos trabalhadores, do governo e eventualmente dos empresários.


Colaborou a Redação


Texto Anterior: Para indústria, Copom reflete "mesmice"
Próximo Texto: Alimentos voltam a pressionar, e inflação vai a 0,47% em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.