São Paulo, quinta, 7 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRABANDO
Mercadoria bloqueada no Rio era procedente da China e seguia para o Paraguai
Fiscais apreendem 100 mil CDs piratas

da Sucursal do Rio

Fiscais da Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apreenderam, no final do ano, 100 mil CDs piratas de artistas brasileiros. As caixas com os CDs eram procedentes da China e seguiriam para o Paraguai.
A mercadoria foi apreendida em 24 de dezembro, mas só anteontem análise feita pela Apdif (Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos) constatou que os CDs eram piratas.
Alexandre Oliveira Gonzalez, 35, inspetor-substituto da alfândega, disse que os fiscais desconfiaram das caixas por causa do grande peso e dos dados contidos na fatura do exportador, em Hong Kong.
Na fatura só constava o nome da exportadora Hang Vo Co. LDT, sem nenhum endereço.
Além disso, estava descrito que havia 15 mil canetas, 75 mil chaveiros e 2.850 carros em miniatura. As 110 caixas, porém, pesavam 1.800 kg.
Ao abrirem as caixas, os fiscais constataram os milhares de CDs piratas de músicos brasileiros, como a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, o cantor Daniel e o grupo É o Tchan.

Ásia
Segundo a Apdif, 95% dos CDs piratas encontrados no Brasil são fabricados em países do Sudeste Asiático, como China, Taiwan e Macau. Desde 96, 445 mil CDs piratas foram apreendidos no país. Esse número não inclui a apreensão dos 100 mil CDs na véspera do Natal.
Os CDs apreendidos no Rio eram destinados à empresa BC Trading, em Ciudad del Este, no Paraguai. Os fiscais acreditam que seja uma empresa de fachada.
Transportadas por um cargueiro da Varig, as caixas com os CDs estavam em trânsito no Rio. Do aeroporto fluminense, seguiriam para Foz do Iguaçu (PR), de onde seriam transportadas por terra para o Paraguai.
Segundo Gonzalez, a Polícia Federal não tem como investigar os envolvidos na produção ilegal, por se tratar de outros países. Segundo ele, os CDs provavelmente seriam vendidos no mercado brasileiro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.