São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chineses e russa podem ter interesse em suíça Xstrata

DA REDAÇÃO

Não é só a brasileira Vale que está interessada na mineradora suíça Xstrata. Empresas da Rússia e da China também poderiam investir na empresa européia, de acordo com o "Financial Times".
Segundo o jornal, a empresa russa Rusal, a maior produtora mundial de alumínio, já teria demonstrado interesse pela companhia suíça. E o negócio poderia ser facilitado porque a companhia russa é resultado de uma fusão com parte da Glencore, que é a principal acionista da Xstrata, com 35% de participação.
Segundo o diário econômico londrino, uma negociação com a Rusal permitiria à Glencore lucrar com a valorização da empresa, graças aos altos preços das commodities, ao mesmo tempo em que continuaria a ter participação nas duas empresas.
Os outros interessados na mineradora seriam o Banco de Desenvolvimento da China e a estatal Chinalco (também do país asiático), que recentemente adquiriu participação na Rio Tinto. De acordo com o "Financial Times", o interesse dos chineses é comprar participação minoritária na Xstrata.
Na semana passada, o jornal britânico "Daily Telegraph" afirmou também que o banco chinês queria adquirir parte da Xstrata. Na ocasião, a instituição asiática negou que estivesse negociando a compra e confirmou um acordo com outra mineradora, a Anglo American.

Texto Anterior: Rio Tinto recusa oferta de US$ 147 bi da BHP
Próximo Texto: País zera taxa para trigo de fora do Mercosul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.