São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Taxas menores
O consumo de frango no mercado interno teve alta de 8% a 10% nos últimos cinco anos, diz Luiz Furlan, da Abef e Sadia. Neste ano, deve manter crescimento, mas de cerca de 5%, prevê Furlan.

No social
"Há um largo contingente populacional que ainda não consome frango, que não tem renda para isso. Se o governo fizesse alguma ação na área social, poderia haver um aumento na base de consumo", diz Luiz Furlan.

Medindo a defasagem
Para o Centro de Economia e Governo da FGV, a defasagem cambial saltou de 11% em dezembro de 96 para 41,5% em dezembro do ano passado, diz a revista "Conjuntura Econômica".

Altos e baixos
Paolo Cantarella, da direção mundial da Fiat, se disse confiante na economia do Brasil. Uma redução no consumo no final de 97 e início de 98 era "inevitável" para um mercado que cresceu, antes, a "um ritmo tão alto".

Novo patrocínio
A Nutrimental acaba de fechar o patrocínio com a dupla de vôlei de praia Guillerme e Pará.

Trânsito nas escolas
"O céu tem anjos demais" é o nome de uma das peças do projeto Teatro Leva Trânsito à Escola, patrocinado pela Itaú Seguros. A idéia é conscientizar futuros motoristas. Em 98 estão previstas 300 apresentações na Grande SP.


Vedete do investimento
A Grande Campinas, no interior de São Paulo, já é e continuará sendo a maior "vedete" do investimento estrangeiro no Brasil, diz Charles Holland, do comitê de finanças da Câmara Americana de Comércio. "Tem qualidade de vida e mão-de-obra qualificada."

Quem não se comunica
Para Holland, os investidores dos EUA preferem o Brasil à China. "Na China, tudo é complicado. No Brasil, o norte-americano se comunica de forma entendível", diz Holland.

Peso maior
Mais um banco, o HSBC, elevou a participação do Brasil e da Argentina no porta-fólio de investimentos. E reduziu a do México.

Mostrando sinais
"No Brasil, as taxas de juros caem, a privatização deve ir ao pico no segundo trimestre, o governo vê avanços nas reformas e a liquidez das ações está melhorando", justifica James Capel, economista do HSBC.

Escapando da lei
Cartórios das cidades do interior paulista não estão respeitando a medida provisória que estabelece o limite de R$ 20,00 para as taxas de pagamento de protestos de títulos de micro e pequenas empresas, diz o Conselho do Comércio Varejista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Em bloco
A Rodbel Indústria de Relógios venceu a concorrência para a cronometragem dos desfiles dos blocos que se apresentarão na PholianaFaria, nos dias 14 e 15 deste mês, em São Paulo.

Abrindo as portas
A Giroflex acaba de colocar em funcionamento centro de usinagem de madeira que consumiu investimento de US$ 180 mil. Em 97, produziu cerca de 240 mil peças, entre cadeiras, mesas e armários para escritórios.

E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.