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CONSUMO
Pesquisa do Datafolha mostra nova queda na capital paulista; no litoral, movimento superou o de janeiro de 97
Venda fraca faz supermercado baixar preço
MAURO ZAFALON
da Redação
As vendas estão fracas e a busca
dos consumidores pelas redes de
supermercados e hipermercados
está provocando forte queda nos
preços em São Paulo.
O Datafolha registrou nesta semana a quinta queda consecutiva
de preços nos hipermercados.
Desde o final de dezembro, a redução acumulada é de 3,3%, em média. Nesse mesmo período, os supermercados cortaram os preços
em 1%.
A queda mais acentuada nos hipermercados é explicada por vários fatores, segundo o presidente
da Apas (Associação Paulista de
Supermercados), Omar Assaf.
Com um número muito grande
de produtos à disposição do consumidor na loja -em algumas redes esse número chega a 60 mil
itens-, os hipermercados têm
mais espaço para ofertas, principalmente de produtos básicos.
A forte concorrência travada entre as grandes redes, devido às
inaugurações de lojas muito próximas, também está cooperando
para esse diferencial.
Essa diferença pode ficar mais
acentuada ainda pelas próprias
pesquisas, que são restritas e incluem apenas produtos básicos.
A pesquisa do Datafolha inclui
cem itens nos setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Nesta semana foram feitas
6.937 tomadas de preços.
Litoral
Se o movimento foi fraco em janeiro e continua pequeno em fevereiro nos supermercados de São
Paulo, o mesmo não correu no litoral paulista no mês passado.
O crescimento foi mais modesto
do que o registrado na última semana de dezembro, que deixou
animado o comércio local. Mesmo
assim, dependendo da região, superou de 5% a 10% as vendas de
janeiro de 97.
Em outra pesquisa, que inclui
apenas alimentos básicos, o Datafolha registrou queda de 1,42% na
semana. Os destaques ficaram para produtos "in natura" e arroz.
Este último, com a proximidade
da safra, teve aumento de oferta
no mercado atacadista. Os supermercados estão pagando menos
pelo produto. Dessa forma, podem repassar preços menores para os consumidores.
Mas se o consumidor paga menos pelo arroz, o preço do feijão
está subindo. Os supermercados
reajustaram o produto em 15%,
em média, nas últimas quatro semanas. Devem ocorrer novos aumentos, já que o reajuste acumulado no campo foi de 55% no período.
Cesta básica
A queda dos preços nos supermercados também se refletiu no
custo da cesta básica. A pesquisa
do Dieese, feita em convênio com
o Procon em 70 supermercados de
São Paulo, mostrou que os paulistanos estão pagando 0,81% menos
nesta semana em relação à anterior. Ontem, o custo da cesta recuou para R$ 116,73.
Um dos principais fatores da
queda da cesta foi o recuo dos preços dos alimentos, o principal
item na composição do custo.
A pesquisa do Procon/Dieese registrou queda de 0,56% nos alimentos na semana, com o custo
recuando para R$ 93,81.
Nesse mesmo período, o custo
dos produtos de limpeza teve retração de 4,2%, enquanto os paulistanos pagaram 2,61% menos
para comprar artigos de higiene e
de beleza.
O custo da cesta básica está com
tendência de queda desde 20 de janeiro, quando registrou o patamar
recorde de R$ 118,65.
Com a forte tendência de queda
verificada nas duas últimas semanas, o custo atual da cesta está
0,73% abaixo do registrado no final do ano passado.
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