São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

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Ford e GM não alteram taxa de juro para financiamento de carro

ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

A Ford e a General Motors decidiram não contra-atacar na guerra de redução dos juros desencadeada pela Fiat e Volkswagen no início do mês. Os bancos das duas montadoras resolveram manter as taxas praticadas em janeiro.
Para tentar desovar o estoque de carros 97 que ainda permanece no pátio das revendas, a Fiat e a Volks reduziram as taxas do financiamento prefixado para 2,66% ao mês. Até o mês passado, a taxa variava entre 2,79% e 2,75%. Para carros 98, o juro é mais alto.
O Banco GM vai manter a taxa de 2,70% ao mês para a linha 97/98. O Banco Ford continua a cobrar 2,80% ao mês, tanto para carros 97 como para a linha 98.
"A diferença é mínima. Uma nova redução não teria impacto sobre as vendas", diz Rubens Battistella, vice-presidente da Abrac, associação dos revendedores GM.
Battistella conta que a GM, na verdade, se antecipou às demais fábricas na redução do juro para carros 97. A taxa passou de 2,99% para 2,70% no dia 21 de janeiro.
Pesou na decisão tomada pela GM o fato de o estoque 97 estar quase no fim. "Em São Paulo está praticamente esgotado", conta Battistella. A Ford também tem poucos carros 97 à venda.
Estratégia de marketing
Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, a associação das concessionárias, diz que a atual queda de juros no financiamento dos carros é "estratégia de marketing" de montadoras que estão com estoques mais elevados de carros 97/98. "Quando o estoque acabar, o juro volta ao patamar anterior", prevê.
No final de janeiro, as concessionárias tinham 90 mil veículos estocados, o equivalente a 25 dias de venda no ritmo atual. As vendas de carros novos estão em queda há três meses seguidos.



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