São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas "melhores empresas", 1/3 da chefia é feminina

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo nas cem melhores empresas para trabalhar no Brasil, a participação da mulher em cargos de chefia em 2006 restringiu-se a 31%, segundo pesquisa divulgada pela consultoria Great Place To Work Institute.
É um avanço em relação a 2004, quando o percentual era de 20%, mas o número ainda é considerado baixo. "Mesmo entre as melhores, essa participação não é a ideal. Temos que ter em mente que a meta é 50% de participação feminina em cargos de chefia", lembra Rodrigo Magalhães, gerente do projeto Melhores Empresas da Great Place To Work, consultoria especializada em ambiente de trabalho.
O levantamento mostra ainda que 38% dos funcionários das cem melhores empresas para trabalhar são mulheres, ante 35% em 2004. Segundo Magalhães, vem aumentando o número de serviços ou incentivos específicos para mulheres oferecidos pelas empresas.
"Além de serviços como creches ou salão de beleza, são estabelecidas políticas como sempre entrevistar mulheres para processos seletivos de nível gerencial, metas de contratação ou a instituição de comitês de desenvolvimento profissional feminino", afirma.
De acordo com ele, a Unimed dos Vales do Taquari e Rio Pardo foi eleita no ano passado a melhor empresa para uma mulher trabalhar: lá, 82% dos cargo de chefia são ocupados por mulheres.
Outra pesquisa, essa da Catho, consultoria de recolocação profissional, que leva em conta um universo muito maior de empresas, mostra que as mulheres possuem atualmente 20,1% dos cargos de presidente ou função equivalente nas empresas brasileiras. Em 2004, o percentual era de 16,7%.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Telefonia: TIM Brasil reduz perdas e eleva presença no mercado em 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.