São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

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Pão de Açúcar cria estrutura exclusiva para gestão de sua área imobiliária

DA REPORTAGEM LOCAL

A perda da liderança causou barulho dentro do Grupo Pão de Açúcar no ano passado. Ontem, no entanto, durante a conferência com analistas, o discurso repetido era de "vendas não são o foco, mas sim a conseqüência de um bom trabalho".
Para chegar lá, a reestruturação iniciada com a chegada de Claudio Galeazzi, em dezembro, continua com novidades diárias. Ontem foi anunciado que a área imobiliária ganhou uma estrutura e uma diretoria próprias dentro do grupo.
"Estudamos o assunto com muita profundidade", afirmou Caio Mattar, diretor da área.
No fim do ano, o presidente de conselho, Abilio Diniz, havia dito que a rede estudava a hipótese de vender parte dos imóveis e alugá-los, como forma de reduzir os ativos imobilizados.
Outra novidade é o reforço em toda a rede da clusterização. Metodologia adotada na operação Sendas pelo próprio Galeazzi, ela implica criar um mix de produtos e descontos para determinadas regiões onde estão as lojas, de acordo com o público local.
"Estamos revendo em profundidade estoques, mix de produtos, modelos de negócios, orçamento e políticas para atingi-los", diz Galeazzi. "Buscamos um modelo para maximizar os resultados com recursos que já temos."
Segundo Diniz, essa perspectiva, aliás, levou aos recentes cortes. "Não cortamos pessoas, mas sim cadeiras", diz. "Ajustamos processos e funções para ganhar eficiência, agilidade, competitividade e lucratividade e alguns cargos tornaram-se desnecessários."
Durante a conferência, Diniz e Galeazzi procuraram interferir o menos possível e não respondiam aos analistas de bancos e corretoras. Atuavam quase como treinadores do time, deixando que os executivos sob seu comando explicassem e levassem à frente a operação. (CRISTIANE BARBIERI)


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