São Paulo, sexta-feira, 07 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCOSUL

Meta é chegar a união aduaneira

Países traçam bases para "relançar" bloco

VANESSA ADACHI
de Buenos Aires

Os quatro integrantes do Mercosul -Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai- estabeleceram as bases para o "relançamento" do bloco durante uma rodada de negociações em Buenos Aires nos últimos dias. O "relançamento" pretende representar o retorno de avanços no Mercosul, após quase dois anos de estagnação.
Representantes dos quatro países assinaram um documento em que todos reafirmam o objetivo de chegar a uma união aduaneira perfeita. Ou seja, com regras de comércio exterior unificadas.
Com isso, ficaram definitivamente enterrados recentes comentários do ministro da Economia argentino, José Luis Machinea, sugerindo que, se os problemas do bloco não se resolvessem, seria o caso de regredir no processo e se limitar a uma zona de livre comércio -que apenas elimina as barreiras comerciais dentro do bloco. A união aduaneira prevê uma política comercial externa (fora do bloco) comum.
No sentido de consolidar o bloco, os quatro países traçaram uma agenda, que está sendo chamada de "núcleo duro" do bloco. Ou seja, contém os assuntos fundamentais para avançar.
Esses temas não são novos, já estavam pendentes na agenda do bloco. Segundo o embaixador do Brasil para o Mercosul, José Botafogo Gonçalves, assuntos que antes eram tratados apenas tecnicamente serão alçados à responsabilidade direta dos coordenadores. O embaixador é o coordenador brasileiro.
A primeira reunião dos coordenadores em cima dessa agenda está marcada para a primeira quinzena de maio.

Acordo automotivo
Ontem, pela primeira vez depois que Argentina e Brasil fecharam um acordo automotivo bilateral, Uruguai e Paraguai se juntaram à mesa de negociação. Falta a adesão desses dois sócios menores do bloco para que o regime seja comum a todo o Mercosul.


Texto Anterior: Mercado reage bem à antecipação
Próximo Texto: Trabalho: Demitido da AmBev terá requalificação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.