São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANÇAS

Posse será em 1º de julho

Pedro Moreira Salles vai presidir o Unibanco

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O banqueiro Pedro Moreira Salles, 44, anunciou ontem que, a partir de 1º de julho, irá assumir a presidência executiva do Unibanco. Será a primeira vez que Salles assumirá o comando executivo do banco fundado por seu pai, o embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001).
Com essa decisão, ele irá integrar as presidências dos bancos de varejo e atacado, que eram ocupadas respectivamente por Joaquim Francisco de Castro Neto e Fernando Sotelino. Os dois passam para o conselho de administração do Unibanco.
Pedro Moreira Salles disse que decidiu assumir a presidência executiva porque estava disposto a fazer algumas mudanças importantes e preferiu ele mesmo estar à frente dessa reestruturação. "Vou dar a minha cara a tapa", afirma o executivo.
Salles classificou de "mudança geracional" a reestruturação do Unibanco. Castro atingiu a idade limite de 60 anos definida pelo estatuto do Unibanco para os executivos. Sotelino, 55, tinha manifestado a vontade de ficar mais perto da família, que mora nos Estados Unidos.
Para compor a nova linha de frente do Unibanco, Salles chamou João Dionísio Amoedo, 41, ex-BBA, e Marcio Schettini, 39, para assumirem respectivamente a vice-presidência dos bancos de atacado e varejo.
O time se completa com Daniel Gleizer, 44, ex-diretor do Banco Central, que será responsável pelas áreas de riscos (mercado, crédito, operacional), pesquisa macroeconômica e estrutura.
Pedro Moreira Salles começou a trabalhar no Unibanco em 1987, quando Israel Vainboim era presidente do banco. No início, ele participava das reuniões do comitê executivo, uma vez por semana. Dois anos depois, assumiu uma cadeira no conselho de administração do Unibanco, com os economistas André Lara Resende e Persio Arida.
Em 1991, Pedro Moreira Salles assumiu a vice-presidência do conselho do Unibanco, quando seu pai, o embaixador Walther Moreira Salles, passou a presidência para Roberto Bornhausen. Depois, ele assumiu a presidência do conselho em 1998, onde se encontra até hoje. A partir de 1º de julho, Moreira Salles irá acumular as presidências executiva e do conselho do banco.
Pedro Moreira Salles tem promovido uma série de mudanças no banco, desde o ano passado. Em abril de 2003, ele levou para a vice-presidência do Unibanco Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda do governo Fernando Henrique Cardoso. Logo depois, para compor o conselho, ele chamou Armínio Fraga, o último presidente do Banco Central do governo FHC. Com eles, também passou a integrar o conselho o economista Pedro Bodin, do Icatu e ex-diretor do BC. Os três foram da PUC do Rio de Janeiro, assim como Pedro Moreira Salles.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercado financeiro: Mercado espera emissão soberana do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.