São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo recompra os papéis de longo prazo

SÉRGIO RIPARDO
DA FOLHA ONLINE

O Tesouro Nacional voltou ontem a recomprar títulos públicos de longo prazo que vêm se desvalorizando nas últimas semanas e prejudicando a rentabilidade de aplicações como fundos DI.
Com essa operação, a expectativa é que os preços dos papéis se recuperem e os prejuízos potenciais dos fundos diminuam.
Mas, até agora, os preços das LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) seguem em queda. Isso ocorre por dois motivos: 1) A percepção de risco continua elevada devido à expectativa crescente de alta dos juros norte-americanos; 2) O Tesouro está aceitando pagar pelas LFTs taxas maiores que as praticadas no mercado. Isso levou a uma desvalorização nos preços dos papéis, já que, quanto maiores os juros pagos por um título, menor é seu valor.
Essa tendência de desvalorização dos títulos, no entanto, pode se desacelerar porque o mercado começou a aceitar ontem preços menores pelas LFTs em comparação aos recebidos anteontem.
Ontem, os deságios variaram de 0,47% (vencimento de março de 2007) a 0,60% (vencimento de março de 2009).
Foram recompradas 500 mil LFTs (Letras Financeiras do Tesouro, títulos pós-fixados) no valor estimado de R$ 958 milhões. Hoje, será feita nova recompra.
O Tesouro também conseguiu vender R$ 10 milhões em títulos pós-fixados com vencimento em setembro de 2007. Há dois dias, o Tesouro chegou a ofertar papéis, mas não houve interessados.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: BC nega estimular crise com títulos públicos
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.