São Paulo, sábado, 07 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA

Arrozeiro faz novo bloqueio na fronteira no RS

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os produtores gaúchos de arroz impediram ontem, novamente, a entrada do produto vindo do Uruguai. Cerca de 200 arrozeiros realizaram a manifestação na fronteira do Brasil com o Uruguai (divisa entre Jaguarão e Rio Branco), em um protesto que se estende desde a semana passada.
Houve também uma carreata até o Banco do Brasil, no centro da cidade, onde ocorreu protesto.
O presidente da Federarroz (Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul), Valter Pötter, disse que os gaúchos consideram desleal a concorrência, em razão de subsídios dos vizinhos.
As reivindicações são pela suspensão das importações ou taxação do arroz em 50% para compensar desequilíbrios tributários e cambiais do Mercosul; controle rigoroso do peso e exames fitossanitários na entrada do arroz; garantia de venda da safra; revisão do preço mínimo do arroz; e não-aprovação dos índices de produtividade agropecuária propostos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Texto Anterior: Concorrência: Arrozeiro faz bloqueio na fronteira no RS
Próximo Texto: Operação Hidra: Paraguaio queria selo do IPI como "marca"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.