São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Captação da previdência privada sobe 20%

Aumento em março se deve aos sinais de recuperação do mercado financeiro e à queda dos juros básicos

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fundos de previdência privada brasileiros registraram, em março, o maior volume de captações para o mês na história: R$ 2,97 bilhões. O valor significa uma alta de 20,51% ante o mesmo período de 2008.
Segundo Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), crises econômicas não costumam ter muito impacto sobre esse tipo de aplicação porque manter os depósitos para assegurar a tranquilidade na aposentadoria acaba se tornando uma prioridade para os investidores. "Além disso, ao postergar o saque, o ganho é maior, pois o regime fiscal estimula a poupança de longo prazo. O cliente só recorre aos recursos em caso de emergência mesmo."
Neste começo de ano, as captações estão aumentando, diz Russo, à medida que surgem sinais de recuperação do mercado financeiro, os quais animam os investidores.
Em tempos de queda da taxa básica de juros do país -desde dezembro, a Selic foi reduzida em 3,5 pontos percentuais-, as diferenças na cobrança do Imposto de Renda também favorecem a previdência privada.
No caso do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), é possível descontar do imposto o valor das contribuições até o limite de 12% da renda tributável. Daí os picos na sua arrecadação todo dezembro, por causa da declaração que será feita no início do ano seguinte.
Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) não permite o desconto, mas só tributa os rendimentos no saque, enquanto o outro impõe a alíquota -a qual depende do tempo pelo qual o dinheiro ficou aplicado- sobre o total.
No caso de alguns fundos de investimento comuns, a cobrança do Imposto de Renda é feita duas vezes ao ano. Por isso, acaba tendo impacto sobre os ganhos.


Texto Anterior: Meirelles defende ação do BC no dólar
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Bolsas embolsam futuro incerto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.