São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação de carros recua 12% no mês

DA REPORTAGEM LOCAL

México, União Européia, Chile e até a África do Sul. A indústria automobilística brasileira parece correr contra o tempo na tentativa de fechar novos acordos -ou pelo menos tentar planejá-los- para a exportação de carros nacionais. Uma das razões é a forte retração no mercado interno. E, também, a necessidade de fortalecer logo esse canal de vendas.
As exportações de automóveis e máquinas agrícolas caíram 11,8% no último mês sobre maio de 2001. É a segunda maior queda apurada nos meses de 2001 e 2002. Só perde para março do ano passado, quando a retração atingiu 23,3% sobre março de 2000, segundo levantamento da Folha.
Se novas quedas na exportação se repetirem, nem mesmo a "ambiciosa" (como diz a própria Anfavea) meta de crescimento na exportação -10%- será atingida.
Segundo a Anfavea, a consolidação de acordos com o México, Chile, Venezuela e África do Sul permitiriam o envio de 350 mil veículos ao ano.



Texto Anterior: Veículos: Montadoras têm retração recorde em maio
Próximo Texto: Recuo nas vendas faz GM demitir 105 no ABC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.