São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Preços internacionais sobem e disparam a alta do juro no mundo

Apesar do ritmo acelerado de crescimento das exportações, em torno de 16% ao ano, as importações têm se expandido em uma velocidade maior, em 21% anuais. À primeira vista, pode-se atribuir esse aumento das importações tanto à valorização cambial quanto ao crescimento da economia, mas outro fator também tem sido importante. O preço dos produtos importados tem crescido bastante nos últimos meses.
De acordo com os dados de abril e maio da Funcex, o preço total das importações, que desde agosto de 2006 estava em queda, voltou a subir. A alta foi de 5,6% em relação ao ano passado. Diferentemente de outros períodos, essa elevação não ocorre apenas por conta dos combustíveis, mas é espalhada: 5,4% intermediários, 1,6% bens de capital, 20,1% não-duráveis e 2,4% duráveis contra a média de 2006.
Segundo o Informativo Econômico Semanal do Banco Itaú, que será divulgado na semana que vem, em termos de quantidade, a tendência de crescimento das importações também é generalizada. Além dos bens de consumo duráveis, outro destaque é o setor de bens de capital, o que mostra que a indústria está aproveitando a valorização do real para se modernizar e ganhar competitividade.
A tendência é a de tanto o preço como a quantidade das importações continuarem aumentando neste ano, mas, segundo o informativo do Itaú, o crescimento mundial e o elevado preço das commodities deverão manter o saldo comercial em torno dos US$ 45 bilhões em 2007 e 2008.
O economista Tomás Málaga, do Itaú, diz que o crescimento dos preços internacionais é uma indicação de que a indústria no mundo já está trabalhando no limite da capacidade, e isso tem feito com que os bancos centrais do mundo tenham começado a subir o juro. No Brasil, ele acha que não há necessidade de o BC seguir essa tendência. O juro é muito alto e tem ainda muita gordura para queimar.

TIC TAC

Chega ao Brasil, neste fim de semana, a marca suíça de relógios Parmigiani Fleurier. O diretor Antoine Bona veio ao Brasil para apresentar o modelo Bugatti Type 370, entre os mais caros do mundo, por seu design e precisão. Bona também traz um lançamento, a Kalpagraph, primeira coleção esportiva da Parmigiani Fleurier, desenhada para aventura. "Hoje, a Parmigiani Fleurier é uma das três companhias na Suíça que possui uma manufatura inteiramente integrada de produção", afirma o diretor Antoine Bona, que apresenta os itens, hoje, no Shopping Market Plaza, em Campos de Jordão. A partir de agosto, a coleção Kalpagraph poderá ser encontrada na Nielsen Jóias e Relógios.

Empresários lançarão uma cachaça por ano

O casal de empresários Veva e Guto Quintella acabam de lançar, em parceria com o bar Pirajá, em São Paulo, uma edição especial da Cachaça da Tulha, a Edição Única 2007.
O blend, elaborado por Manoel Beato, Mestre Derivan e Maria José Miranda, está disponível em mil garrafas e 200 unidades colecionáveis.
A idéia, segundo Veva, é lançar a cada ano uma edição com blends diferentes, preparada por especialistas diferentes.
"Vamos introduzir outras madeiras e ingredientes", diz Veva.

ALTA VELOCIDADE
Nesta segunda-feira, a missão de empresários e representantes do governo sul-coreano que está no Brasil para conhecer os detalhes do projeto do primeiro trem-bala brasileiro tem um encontro marcado com Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transportes). Os coreanos querem mostrar seu "know-how" com o desenvolvimento e a implantação do empreendimento. O trem-bala funciona na Coréia há quatro anos. A delegação fará demonstrações da rentabilidade da linha coreana similar à que ligará Rio de Janeiro e São Paulo.

MOTORES
Os veículos que farão o transporte dos integrantes do Comitê Olímpico e da Comissão Técnica durante os jogos do Pan Rio 2007 e do Parapan Rio 2007, durante as próximas semanas, serão 375 Polo Sedan 1.6 Comfortline e 80 Gol 1.0 City. Os carros farão a locomoção dos atletas e das comissões da Vila para os locais dos jogos. Eles foram fabricados na planta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), e cedidos pela Ato Locadora de Veículos, por meio de licitação. Todos os modelos são zero quilômetro, a cor é prata Light . Todos são Total Flex.

CHINÊS
Zhang Lianzhong, do funcionário do Ministério da Educação da China vem ao Brasil, na próxima semana, para falar sobre o programa que possibilitou avanços no ensino do inglês no país, considerado fator-chave no processo de globalização do país. Ele participa do British Council Policy Forum.

ATIVIDADE
A Nestlé projeta crescimento de 65% em volume e 80% em receita de sua marca PowerBar, de nutrição esportiva, cobrindo 2.000 pontos de venda. A estratégia para crescer tem sido a expansão da marca no Sul, Norte e Nordeste do Brasil e o aumento da participação em eventos esportivos.

RECICLÁVEIS
A Caixa inaugura sua primeira agência com foco em ambiente. A nova unidade, localizada em São Paulo, terá equipamento de captação da água da chuva que, após filtragem, será utilizada para limpeza, bacias sanitárias e irrigação dos jardins. A nova unidade ocupará uma área privativa de 850 m2.

VISITA
O francês Martin Vial, CEO mundial do grupo Europ Assistance, estará no país segunda e terça. Ele fará um "road-show" para funcionários e tratará de planos de investimento. Para a empresa, o Brasil é um dos países onde o mercado de serviços de assistência 24 horas terá maior alta até 2010.



com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Cresce remessa de lucros pela indústria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.