São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUDANÇA

FMI reúne-se na 2ª para discutir novo diretor

DA REUTERS

A diretoria do FMI (Fundo Monetário Internacional) irá se reunir na segunda-feira em meio a pedidos dos países em desenvolvimento para que a Europa e os EUA concordem em lançar uma seleção internacional para o novo diretor-gerente do organismo.
O posto de chefia do FMI sempre foi da Europa desde que a instituição foi criada, em 1945, quando houve um acordo informal sob o qual os EUA ficariam com a definição da presidência do Banco Mundial.
A Europa já manifestou sua vontade de nomear o sucessor de Rodrigo de Rato, que renunciou ao cargo no FMI na semana passada, alegando questões pessoais. Ele sairá em outubro, encerrando prematuramente um mandato de cinco anos.
A Alemanha disse que a Europa está perto de um consenso para nomear um ex-ministro da Economia espanhol, mas a França afirmou que ainda não há um acordo.


Texto Anterior: País é 56º em competitividade responsável
Próximo Texto: Comércio: Doha deve ser solidária com pobres, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.