São Paulo, terça-feira, 07 de agosto de 2007

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@folha.com.br

Turismo marítimo chegou ao limite no país, diz Royal Caribbean

O mercado de cruzeiros no Brasil está chegando ao limite de sua capacidade. O problema é a infra-estrutura nacional, cada vez mais precária para atender à demanda crescente desse tipo de turismo. A avaliação é de Adam Goldstein, presidente da Royal Caribbean International, grupo que abraça cinco marcas de cruzeiros.
Entre os problemas a serem resolvidos com urgência, Goldstein aponta o porto de Santos. "Tanto o número quanto a qualidade dos terminais precisam ser melhorados", diz. "Nós estamos chegando a um ponto limite, mas, com o investimento correto, ainda pode haver um crescimento substancial na América do Sul e principalmente no Brasil."
Os custos são outro grave problema. Segundo o executivo, o Brasil já chegou a "perder" um cruzeiro da marca Island Cruises, no inverno do ano que vem, para o Caribe por conta da despesa da operação brasileira.
"Esbarramos em problemas como impostos altos, que são muito significativos e até impeditivos para o negócio", afirma o executivo. "Um exemplo é o do combustível. Se há um imposto de 32% em cima do preço e ele já custa US$ 77 o barril, vamos gastar cerca de US$ 100. Esse é o tipo de coisa que nos faz parar e pensar no futuro."
Em uma menor escala, a crise aérea também prejudica a indústria do turismo marítimo, pois o turista nacional geralmente tem de voar até o porto de onde sairá o cruzeiro. "No passado, os cruzeiros já se beneficiaram. Hoje, viagens aéreas e navios andam juntos."
Apesar dos problemas, o Brasil é visto como um mercado "importantíssimo, com muito potencial, e com um crescimento acelerado do interesse em cruzeiros". Goldstein cita ainda a costa do país e a população numerosa como duas outras grandes vantagens.
"Todas as nossas marcas têm oportunidade no Brasil. É um país enorme, com uma população imensa. Alguns países não têm essa diversidade de população para oferecermos nossos produtos. O Brasil tem."
Para o período de 2007/ 2008, a Royal Caribbean trará o seu Splendour of the Seas para o país, depois de seis temporadas. O navio terá saídas de Santos e Buenos Aires e traz inovações em sua infra-estrutura. Para 2008/2009, o grupo traz dois navios. Além do Splendour of the Seas, o Radiance of the Seas estará, pela primeira vez, na temporada brasileira.

Nós estamos chegando a um ponto limite, mas, com o investimento correto, ainda pode haver um crescimento substancial na América do Sul e principalmente no Brasil


ADAM GOLDSTEIN
presidente da Royal Caribbean International


BURBURINHO
Circulam rumores de que o economista Marcio Pochmann, da Unicamp, presidirá o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

CARROS
A Daslu montou duas ações especiais para o Dia dos Pais: uma exposição de 25 carros antigos da coleção Private Collections, com modelos como o De Tomaso Pantera (1974), e uma pista de autorama na Daslu Homem, para os clientes jogarem na hora das compras.

GINETES
O Athina Onassis International Horse Show teve público de 13 mil pessoas e empregou outras mil nos cinco dias de torneio. No total, foram gerados 3.000 empregos temporários. Ao todo 71 competidores de 20 nações brigaram por mais de US$ 1 milhão, além de pontos no ranking da FEI (Federação Eqüestre Internacional).

PESSOAL
Pequenas e médias empresas são as mais propensas à terceirização. O dado é da recém-criada ABPO-RH (associação de processos de outsourcing em RH).

INDEPENDENTE
Se perguntar para onde vai a Petrobras, o empresário Paulo Cunha, dono do grupo Ultra, diz que ela vai para onde ela quiser. O grupo Ultra é sócio da Petrobras e da Braskem no grupo Ipiranga.

NA BOLÉIA
A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança hoje, em Campinas, três modelos de caminhões extra-pesados para transporte rodoviário de longa distância e agribusiness. O volume pode chegar a 23 mil unidades comercializadas nesse nicho no ano devido a uma medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que dispensa de autorização especial os veículos que transportam até 57 toneladas de peso bruto. Sem a exigência, os frotistas serão estimulados a renovar suas frotas.

RODADA
Vera Thorstensen, assessora econômica da missão do Brasil na OMC, e Aluísio de Lima-Campos, assessor econômico da embaixada do Brasil em Washington, falarão, amanhã, sobre o quadro atual da defesa dos interesses brasileiros em Doha. O debate será promovido pelo Núcleo de Direito Global da Escola de Direito da FGV-SP. Estão na pauta a evolução da política comercial dos EUA e as implicações para as negociações comerciais.

PARCERIA CRIATIVA
Janiene Santos, coordenadora do curso de jóias do IED, e Fabiano Proti, da Doc Dog, que fecharam parceria para que os alunos do instituto desenvolvam projetos para a marca; nessa edição, os alunos devem criar uma linha de acessórios; as melhores idéias serão comercializadas na Doc Dog; empresas como a Brastemp e estilistas como Simone Nunes já firmaram parcerias semelhantes

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