São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATENTE

Concorrente local foi acusada

Governo chinês nega cópia de carro da GM

DA ASSOCIATED PRESS

O vice-ministro do Comércio da China, Zhang Zhigang, disse ontem que a General Motors não apresentou provas suficientes de que um carro seu fora copiado por uma montadora chinesa.
A GM China estava investigando o que pareciam ser similaridades demais entre seu minicarro Spark e o modelo QQ, da Chery Automobile (montadora local).
Falando durante uma entrevista coletiva em que avaliava um ano das providências contra as excessivas violações de propriedade intelectual na China, Zhigang disse que não havia evidências suficientes para prosseguir com uma ação contra a montadora chinesa.
"Sem que a GM tenha mais evidências para provar que a Chery adquiriu tecnologia e designs semelhantes por outros meios [...] apenas algumas similaridades no desenho do carro não são suficientes para provar que a companhia chinesa é culpada", disse o representante do governo.
Ele afirmou que a GM pode usar outros meios, menos formais, para resolver seu problema contra a Chery, mas não especificou quais.
O comentário de Zhang surpreendeu a GM, que disse ontem que as discussões conjuntas com o ministro do Comércio e com a Chery para resolver a disputa ainda estão em andamento.
"O ministro do Comércio confirmou para nós que eles não chegaram a uma conclusão sobre os méritos do caso", disse, por meio de uma nota, Tim Stratford, conselheiro-geral para a GM China.
A disputa atraiu a atenção dos legisladores dos EUA. Em janeiro, o republicano James Sensenbrenner descreveu o QQ com "uma cópia óbvia" que ameaçava os esforços antipirataria chineses.
Mas o desenho do Spark, que a GM obteve quando, em 2002, adquiriu a montadora sul-coreana Daewoo, nunca foi patenteado na China e, por isso, não estava protegido pelas leis chinesas sobre propriedade intelectual, afirmou Zhang Qin, vice-comissário do Escritório Estatal de Propriedade Intelectual chinês.


Texto Anterior: Gato por lebre
Próximo Texto: Investigação: Ação de Luiz Francisco pode ter irregularidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.