São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para produtores, setor terá maior competitividade

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Exportadores e produtores de carne de frango acreditam que a competitividade no mercado irá aumentar por conta da compra da Seara Alimentos pela Cargill. A Cargill já atua no mercado de carnes em 20 países.
Para o diretor-executivo da Abef (reúne os exportadores), Cláudio Martins, a negociação pode facilitar a entrada de carnes brasileiras no mercado externo.
"Com o negócio, aumentam as perspectivas de abertura do mercado norte-americano. Afinal, a Cargill tem forte tradição no setor de aves e suínos nos EUA e também na Europa", disse.
Exportadores também estimam a abertura de mercado no Japão, onde a Cargill atua com suínos.
Para o diretor de exportações da Frango Sertanejo, Elvis Umar Buchalla, as exportações da empresa serão intensificadas nos próximos meses. "A intenção é fortalecer os mercados asiático e europeu, atendendo também os países do Leste Europeu. Acordos vêm sendo firmados entre o Brasil e a Coréia do Sul, um mercado que buscávamos há tempo."
Para o final deste ano e para o próximo, o mercado espera ampliar os embarques para a UE, que caíram 15% entre janeiro e julho. Apesar da queda, a receita cambial foi de US$ 280 milhões, apenas 1,5% acima da do mesmo período no ano passado.
Segundo os exportadores, o principal obstáculo é o protecionismo do mercado europeu, que atinge o produto brasileiro com medidas como a taxação de 75% sobre o peito de frango. (MS)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Febre: MS decreta "emergência sanitária" por suspeita de aftosa no Paraguai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.