São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conar confirma direito da Folha de usar o slogan "maior jornal do país'

Folha também poderá usar a expressão "o jornal que mais vende no Brasil"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) confirmou o direito da Folha de utilizar em suas campanhas publicitárias as expressões "o jornal que mais vende no Brasil" e "o maior jornal do país". A frase "tem os classificados que vendem mais" não deve ser usada por "ninguém", segundo a decisão do conselho.
A definição ocorreu no dia 16 de agosto, quando o órgão analisou, em segunda instância, recurso do jornal "O Estado de S.Paulo" para impedir que a Folha usasse as frases citadas.
O caso começou em maio deste ano, quando o jornal "O Estado de S.Paulo" entrou com uma representação no Conar contra o uso das três frases.
Em primeira instância, o conselho decidiu, no dia 14 de junho, que a expressão "o jornal que mais vende no Brasil" pode ser usada desde que a Folha informe no anúncio dados de circulação do IVC (Instituto de Verificação de Circulação).
Em relação à expressão "o maior jornal do Brasil", o conselho diz que a Folha pode continuar a usá-la desde que especifique que "trata-se do maior jornal do Brasil em número de leitores, segundo o Ibope".
A terceira expressão, "tem os classificados que vendem mais", não deve ser usada por nenhum veículo porque não há pesquisas que indiquem com exatidão qual é o jornal cujos classificados vendem mais.
O jornal "O Estado de S.Paulo" recorreu da decisão de primeira instância. No dia 16 do mês passado, o conselho de ética manteve, em segunda instância, a decisão anunciada em junho. Como a decisão foi unânime entre os 14 conselheiros que participaram do julgamento, não cabe recurso.
"Há mais de 20 anos (1986 a 2006), a Folha de S.Paulo aparece como líder na média anual de circulação paga de jornais. A Folha liderou a circulação paga em julho, último mês aferido, com 298.060 exemplares vendidos, enquanto "O Estado de S. Paulo" ocupa apenas a quinta posição, com 236.427 exemplares vendidos. Além disso, a Folha detém o maior número de leitores (2.632.000) do Brasil, segundo o Instituto Ibope, enquanto o Estado ocupa apenas a quarta posição nesse quesito (1.810.000)", afirmou a Folha em nota oficial.
Procurado pela reportagem, o Grupo Estado disse que não se pronunciaria sobre o caso.


Texto Anterior: Alta nos alimentos pode trazer tensão social, diz diretor da FAO
Próximo Texto: Trabalho: Serviço supera agricultura como maior atividade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.