São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula ameniza discurso e muda tom em relação à petrolífera

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de um início de discussões sobre as novas regras de exploração do petróleo no país num tom negativo em relação à Petrobras, o governo Lula amenizou o discurso e agora a ordem é destacar que a estatal será a parceira estratégica.
O próprio presidente Lula agora trata a Petrobras como a "mãe da industrialização" brasileira, enquanto nos primeiros discursos fazia questão de mandar recados à diretoria da estatal dizendo que ela não era a dona do petróleo do pré-sal.
O governo avalia que a melhor forma de iniciar logo a produção em escala comercial do pré-sal passará por um fortalecimento da empresa -que, antes, considerava poderosa demais. Aliás, foi essa avaliação que levou o Planalto a defender a criação de estatal para gerenciar as novas reservas de óleo.
Essa decisão, contudo, permanece. O governo não vai entregar diretamente para a Petrobras todas as reservas do pré-sal. A maior parcela dessas áreas deve ficar com a nova estatal e terá regras diferenciadas de exploração.
Por enquanto, a idéia é usar só os campos ainda não leiloados na bacia de Campos para fazer a capitalização da Petrobras. Ali, esse processo é considerado quase inevitável, já que a estatal detém seis blocos na região. E, por isso, será necessário fazer o processo de unitização, o que envolverá a União.
A próxima reunião ministerial para tratar do tema será no dia 15. Até lá, os técnicos fecharão os modelos de exploração do pré-sal para que os ministros decidam quais serão aprofundados. Depois, os modelos serão submetidos a Lula.
A expectativa é que ainda neste ano o Planalto envie ao Congresso sua proposta fechada para as reservas do pré-sal. A aprovação ficaria para 2009. Já a decisão sobre a unitização dos campos da bacia de Campos pode sair ainda neste ano.


Texto Anterior: Petrobras desiste de se opor a nova estatal
Próximo Texto: Yoshiaki Nakano: O que acontece na economia global?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.