São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECISÃO

BC do Reino Unido corta taxa de juros, e BCE mantém

DA REDAÇÃO

O Banco da Inglaterra (o banco central britânico) decidiu ontem cortar a sua taxa de juros básica em 0,25 ponto percentual, para 5,5%, com o temor de que a economia do país está se desacelerando. Foi a primeira redução nos juros do Reino Unido em mais de dois anos.
Apesar de mostrar ainda estar preocupado com a inflação, o BC britânico julgou que os riscos para a economia com o aperto do crédito são ainda maiores. A dúvida entre analistas é se a redução será suficiente para as instituições financeiras facilitarem o acesso ao crédito.
Já o BCE (Banco Central Europeu) mostrou estar mais preocupado com a inflação na região, que atingiu no mês passado seu maior nível em seis anos, que com o aperto no crédito global -provocado pela crise no mercado de crédito imobiliário dos EUA. O BC do bloco europeu decidiu não alterar a sua taxa de juros em 4%.
O presidente do BCE, o francês Jean-Claude Trichet, afirmou que "alguns" integrantes da entidade disseram ser favoráveis a um aumento na taxa de juros.


Texto Anterior: Ação nos EUA expõe crise entre brasileiros
Próximo Texto: OCDE prevê crescimento maior do país neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.