São Paulo, quinta, 8 de janeiro de 1998.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS
Quem não recebeu a guia pode pagar em caixas eletrônicos
Pagamento do IPVA parcelado ou com desconto começa hoje

da Reportagem Local

Começa hoje o cronograma de pagamento do IPVA-98 (imposto sobre a propriedade de veículos) no Estado de São Paulo.
As datas de pagamento acompanham o final da placa do carro. Neste mês, vence o prazo para pagamento da cota única com desconto de 3,5% ou da primeira cota no caso de contribuintes que optaram pelo parcelamento em três vezes.
Quem quiser poderá pagar o imposto entre 10 e 26 de fevereiro, de uma só vez, em cota única, mas sem o desconto de 3,5%, que é mais vantajoso financeiramente.
Quem não pagar a primeira parcela neste mês perde o direito ao parcelamento. Pagará a cota única sem desconto em fevereiro.
Atrasar o pagamento custa juro de 1% ao mês e multa de 20%.
A Secretaria da Fazenda, que informa sobre o IPVA pelo telefone (011) 5070.9200, firmou convênio com bancos e casas lotéricas.
Contribuinte que não recebeu a guia em casa pode fazer o pagamento no caixa eletrônico do banco onde tem conta.
Para isso, basta digitar o número do Código Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que consta do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). São nove dígitos.
Digitado o código, aparecerá o valor do imposto e as opções de pagamento. Depois é emitido um comprovante de pagamento.
O pagamento também pode ser feito pela Internet e em casas lotéricas. Alguns bancos fornecem o serviço por telefone ou com débito agendado aos clientes.
Quem não recebeu a guia pode obtê-la em agências da Caixa Econômica Federal. Casas lotéricas fornecem o disquete com o software para emitir a guia. Para isso, o contribuinte deve levar um disquete 3 1/2 sem uso, para troca.
As casas lotéricas com sistema Windows 95 e impressora a jato têm condições de emitir a guia.
Se houver duplicidade do número do Renavam o contribuinte não conseguirá pagar em caixas eletrônicos. Assim, é necessária a emissão da guia na CEF ou em casas lotéricas com o sistema Windows 95.
O dono do carro também pode recorrer a despachantes para recolher o IPVA.
Neste ano, segundo a Fenaseg (a federação das seguradoras), o seguro obrigatório em São Paulo será pago no mês do licenciamento do carro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.