São Paulo, quinta, 8 de janeiro de 1998.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCO
Perda com crise leva a reestruturação
Garantia cria área para gerenciar risco

VANESSA ADACHI
da Reportagem Local

"Tiramos lições de episódios ruins e estamos promovendo algumas mudanças internas." Dessa forma o diretor-superintendente do Banco Garantia, Cláudio Haddad, justifica reestruturações que estão em andamento no banco.
Uma delas está diretamente ligada às perdas que o banco registrou durante a crise financeira de outubro. O Garantia está criando uma área específica para gerenciar o risco de suas operações.
A gestão do risco ficará sob responsabilidade de Luiz Alberto Rodrigues, diretor exclusivo da área.
Outra mudança é que a partir de agora o dinheiro dos clientes do Garantia passa a ser administrado por uma equipe diferente da que cuida do caixa do próprio banco. É o que o mercado convencionou chamar de "chinese wall" (muralha da China).
Segundo Haddad, a idéia é dar maior independência à área de administração de recursos de terceiros. "Já tínhamos decidido isso e coincidiu de o Banco Central determinar que isso seja obrigatório", diz Haddad.
Ele explica que agora a área que administra os fundos poderá operar com qualquer outro banco. "Antes, havia uma relação maior com instituições do grupo Garantia."
A mesma segmentação será aplicada na área de fundos "off shore" (fundos constituídos no exterior), onde o banco também perdeu dinheiro com a crise.
Além disso, a Folha apurou que o Garantia decidiu criar uma nova função em sua estrutura, logo abaixo de Cláudio Haddad, que é o principal executivo do banco.
Esse novo executivo teria a função de cuidar da parte operacional. Isso porque os recentes prejuízos teriam mostrado ser necessário um olhar mais atento sobre o dia-a-dia do banco.
Fernando Prado, que já era diretor do banco, estaria sendo preparado para o cargo e já ocuparia uma cadeira entre Haddad e Jorge Paulo Lemann, o principal sócio do banco. Haddad não confirma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.