São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras têm o melhor janeiro da história em produção e venda de veículos

DA FOLHA ONLINE

As montadoras tiveram em 2007 o melhor janeiro da história em produção e vendas de veículos, embora licenciamentos e exportações tenham ficado abaixo dos números de dezembro de 2006, segundo a Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores).
A produção registrou elevação de 7,5% no mês passado na comparação com dezembro de 2006. Foram produzidos 203,7 mil veículos, contra 189,4 mil do mês anterior. No primeiro mês do ano a produção subiu 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 195,4 mil.
O aumento na produção se deve, principalmente, à recuperação de estoque, reduzido pelas vendas acima do esperado de dezembro.
No mês de janeiro as exportações caíram 24,2% em relação a dezembro, para US$ 826,3 milhões. No primeiro mês do ano, as exportações ficaram 3,1% acima do mesmo período do ano passado.
A queda nas exportações em unidades foi de 17,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2006 e preocupa o setor. "A principal explicação é o ajuste de preço. As empresas mantêm os valores porque estão vendendo menos unidades com preço mais alto", disse Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea.
As vendas no mercado interno atingiram 152,9 mil unidades no mês passado, contra 204,8 mil em dezembro, queda de 25,3%. O mês registra alta de 15,1% em relação ao mesmo mês de 2006.
"Dezembro foi recorde absoluto em vendas. A queda de janeiro deve-se à sazonalidade. O importante é a alta de 15% sobre janeiro de 2006", disse.
Segundo Golfarb, a queda dos juros básicos e os praticados no setor, além da expansão do crédito, são os responsáveis pelo aumento das vendas internas, que, por sua vez, puxam a alta na produção. (KAREN CAMACHO)


Texto Anterior: Medeiros deve ganhar cargo em ministério
Próximo Texto: Emprego sobe na indústria de transformação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.