São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Globalização e poder
Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) acha que a globalização é a grande responsável pelo protecionismo no mundo, exemplificado pelo caso do aço nos EUA. Segundo ele, a globalização tem criado megaempresas, com as fusões, e os governos acabam não resistindo aos pedidos de proteção de mercado feitos por elas.

Ditado popular
A previsão do Ipea de crescimento de 5% do PIB na virada para 2003 faz Horacio Lafer Piva (Fiesp) recorrer a um ditado popular: "É melhor consertar o telhado em dia de sol. Com crescimento alto, a reforma tributária tem melhores chances, e o governo ganhará mais dinheiro para gastar com o esforço exportador. Plantam-se juros em queda hoje para colher crescimento amanhã", diz Piva.

Seleção
Henri Philippe Reichstul, ex-Petrobras, pretende compor sua equipe na Globopar com alguns de seus ex-colegas de estatal. Entre eles, a economista Clarissa Lins, responsável pela área de estratégia da Petrobras. Outro nome da lista é o do economista Ronnie Vaz Moreira, atual vice-presidente do Deutsche Bank.

Inflação
O aumento dos preços dos bens de consumo não-duráveis foi o principal responsável pela elevação de 0,7% em fevereiro do Índice de Preços no Varejo (IPV) calculado pela Fecomercio SP. No ano, o IPC já acumula alta de 1,29%.

Cenários
A crise política e o cenário para as eleições serão os temas das palestras que o cientista político Murillo de Aragão fará em eventos do CSFB Garantia, JP Morgan e Merrill Lynch em Fortaleza, na reunião anual do BID. Todos querem saber se José Serra será ou não o principal beneficiário da crise política.

Parceria
O site de e-commerce de alimentos do Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com.br) espera aumentar as vendas de ovos de Páscoa em 20%. Em parceria com a Mastercard, o site oferece frete gratuito para quem incluir pelo menos um ovo de Páscoa em suas compras. Em 2001, o site vendeu 22 mil ovos. O objetivo é vender 27 mil em 2002.

Dinheiro...
As mulheres ainda não são maioria, mas já representam boa parte das carteiras de investimentos de bancos. Na relação de clientes do Banco do Brasil, mais de 5,9 milhões são mulheres, nada menos do que 43% do total. Elas são responsáveis por 50% do total dos investimentos. Também em mãos femininas estão 43% dos cartões de crédito emitidos pelo BB.

...e batom
Na Sul América, a participação feminina já é de 35% na carteira de previdência complementar. As solteiras também são as que mais procuram os planos. Elas representam 50,8% do universo feminino de clientes. Com os homens, a razão é inversa. Dos que têm planos individuais de previdência, 59,2% são casados.

Diagnóstico
A ABTA, associação das empresas de TV por assinatura, contratou a consultoria Accenture para tentar encontrar a razão de o número de assinaturas ter de novo empacado em 2001.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Jogo de cena

A retirada dos ministros do PFL do governo FHC não significa que o partido irá adotar uma posição de obstrução, menos ainda de oposição cerrada no Congresso. A conclusão consta de texto dos cientistas políticos Lourdes Sola e Christopher Garman, da Tendências. Segundo eles, se o PFL optar pela radicalização, corre o risco de perder sua coerência ideológica e partidária, essencial para sustentar suas pretensões eleitorais. O partido deve manter abertas todas as oportunidades de diálogo com o governo e, no mínimo, manter-se como um parceiro mais informal do governo no Congresso. De acordo com os cientistas políticos, a decisão do PFL de retirar seus ministros é uma opção forçada pelo ultimato de Roseana Sarney.

NO MERCADO

Os papéis preferenciais da Globocabo subiram 2,9% ontem -foram os mais valorizados do Ibovespa. A maior baixa foi a das ações preferenciais da Telesp Celular (-6,1%). Em seguida, vieram os papéis PN da Tele Leste Celular (-4,4%).

FRASE

"Não tenho problema de emprego. Sou gaiteiro e torneiro mecânico"


Pratini de Moraes, ao comentar a possibilidade de reforma ministerial


NÚMEROS

0,23%
Foi a alta no custo da cesta básica ontem em São Paulo, diz o Procon/ Dieese. O custo é de R$ 156,33.

0,44%
Foi a queda dos agrícolas no Índice de Preços por Atacado do Índice Geral de Preços da FGV de fevereiro.



Próximo Texto: Riqueza americana: EUA estão bem encaminhados, afirma Fed
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.