São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush pede que país volte ao "capitalismo básico"

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu ontem que o país volte ao "capitalismo básico", que ele definiu como um sistema econômico que se sustenta na verdade e na total transparência. O pedido foi feito em resposta aos problemas causados pela quebra da Enron.
O presidente americano pediu também que uma comissão regulatória independente seja estabelecida para controlar as empresas de contabilidade do país, eliminando assim os conflitos de interesse nas companhias.
Mesmo sem mencionar o nome da Enron, que foi a maior financiadora de sua campanha, Bush pediu que a SEC (Securities and Exchange Commission, a CVM americana) melhore as regras atuais para investimentos e endureça as penalidades para as violações.
Segundo ele, é essencial que os investidores sejam capazes de acreditar que os líderes corporativos e as pessoas em Wall Street jogam com as mesmas regras que as pessoas comuns.
Para Bush, executivos e diretores que abusam da confiança dos investidores deveriam ser banidos definitivamente de altos cargos em empresas públicas.



Texto Anterior: Câmara aprova novos cortes nos impostos
Próximo Texto: Opinião Econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: Diário de Buenos Aires
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.