São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda cresce em fevereiro, mas não entusiasma

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas internas de veículos aumentaram no mês passado. Em fevereiro, 100.774 automóveis, caminhões ou ônibus foram comercializados, contra as 98.390 unidades de janeiro -uma expansão de 2,4%. Os números, divulgados ontem pela Anfavea, somente não entusiasmam muito porque o resultado do bimestre, de 199.164 unidades, foi 9,1% menor que as vendas de janeiro e fevereiro de 2001.
O presidente da Anfavea, Ricardo Luiz dos Santos Carvalho, disse, no entanto, não estar preocupado com a queda. Isso porque no início de 2001 a indústria automobilística brasileira vivia o seu segundo melhor período da história, abaixo apenas do desempenho de 1997. "A partir de junho, no entanto, a economia entrou em desaceleração. Agora estamos em processo de retomada de crescimento", declarou.
O que existe hoje nas montadoras e concessionárias é um movimento de desova de estoques de veículos que estavam sem compradores até dezembro e janeiro. O número de unidades nos pátios das montadoras já caiu de 52.953 em janeiro para 42.385 em fevereiro. Nas revendas, a retração dos estoques foi de 98.042 para 96.837 unidades.

Cautela
Apesar da retomada nas vendas, as montadoras ainda estão cautelosas e não reiniciaram o aumento da produção. O número de veículos montados em fevereiro somou 126.766, contra os 143.598 do mesmo período do ano passado. "É preciso paciência. Leva tempo para que as vendas superem a performance do ano passado."
Mas a política de redução das taxas de juros retomada pelo Banco Central, assim como a melhoria da economia nos Estados Unidos e a tendência de estabilização da Argentina, está levando os executivos da Anfavea a trabalhar com boas perspectivas para 2002.
A entidade avalia que a produção de veículos e máquinas agrícolas neste ano somará 1,9 milhão de unidades. Um avanço de 5% sobre o 1,812 milhão de unidades de 2001. (LV)


Texto Anterior: Carros: Mercosul trava exportações, diz Anfavea
Próximo Texto: Fiat mantém liderança, e Volkswagen, 2ª posição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.