São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REUNIÃO DO BID

Polícia isola Centro de Convenções de Fortaleza, onde acontece a 43ª Reunião Anual de Governadores da instituição

Tropa de choque espanta 30 manifestantes

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A tropa de choque da Polícia Militar, com cachorros e cavalos, impediu que um grupo de 30 manifestantes chegasse perto do Centro de Convenções onde acontece a 43ª Reunião Anual de Governadores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Fortaleza.
Os manifestantes, a maioria moradores da periferia da cidade e universitários que participam de movimentos populares, tentaram passar pela barreira de policiais, com faixas e gritos de "Fora FHC" e "Fora BID", mas foram dispersados pela ação da polícia, que chegou a empurrá-los. Não houve feridos.
Os 1.600 policiais civis e militares e outros 1.000 soldados do Exército fazem a segurança do evento e isolaram o Centro de Convenções, interditando parte da avenida Washington Soares, uma das principais de Fortaleza. Só pessoas credenciadas, a pé, conseguem ter acesso ao local, que está equipado com detectores de metal e uma máquina de raio-X igual à de aeroportos. Além disso, os três helicópteros da PM sobrevoam sistematicamente a cidade durante todo o dia.
O policiamento também foi reforçado próximo à área que concentra a maioria dos hotéis, na avenida Beira-Mar, onde também foi melhorado o serviço de limpeza pública -os garis estão na rua o tempo todo, diferentemente do que acontece diariamente.
Tanto policiamento inibiu manifestações maiores. A própria CUT (Central Única dos Trabalhadores) promoverá apenas uma manifestação, na segunda-feira, quando estará na cidade o presidente Fernando Henrique Cardoso.
A líder da manifestação de ontem, Rosa da Fonseca, promete que o mesmo grupo vai tentar entrar no teatro José de Alencar, no centro da cidade, na próxima segunda, onde FHC vai assistir a um espetáculo de dança.



Texto Anterior: Para FGV, taxa é de 0,18% em fevereiro
Próximo Texto: Camdessus vê "desastre" sem financiamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.