UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURTO-CIRCUITO

Para presidente do BNDES, investimento escasso é empecilho

Falta energia para PIB crescer, diz Lessa

DA SUCURSAL DO RIO
DA FOLHA ONLINE

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou que a falta de investimentos em infra-estrutura, na última década, se transformará em empecilho para o crescimento da economia, caso não seja mudada.
Como um dos exemplos, ele disse que pode faltar energia para sustentar um crescimento de 4% ao ano na produção industrial brasileira -índice que considera "pífio" para as necessidades do país. "Nem precisa repetir 7%, como foi até o final dos anos 70. Se crescer 4%, em pouco tempo haverá falta de energia."
Em seminário na Câmara Americana de Comércio de São Paulo, Lessa afirmou que pretende transformar o BNDES em um banco de desenvolvimento. Para ele, na gestão FHC, a instituição foi um banco de investimento.
A preocupação com a falta de energia também esteve presente em declarações de empresários.
O presidente do grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, disse ontem que o governo precisa colocar em prática um plano emergencial de investimentos para o setor elétrico.
Segundo ele, se não forem feitos investimentos agora, o país poderá passar por um novo apagão dentro de dois anos.
"Eu já havia alertado o governo passado sobre a necessidade de planejamento de investimentos para ampliação da capacidade energética do país", disse ele.

Estagnação
O presidente da Siemens, Adilson Antonio Primo, foi mais crítico e disse que só não está faltando energia agora porque a economia está estagnada.
"Não é verdade que temos energia sobrando. Só existe folga porque a economia está parada. Quando o mercado voltar a crescer, precisaremos de mais energia", afirmou Primo.
Segundo ele, o governo precisa definir imediatamente uma política de planejamento de longo prazo para o setor elétrico, que deve enfrentar um novo apagão em dois anos se nenhuma medida for adotada.


Texto Anterior: Habitação: Governo dá R$ 1 bilhão para financiar imóveis
Próximo Texto: Governo atenua queda de subsídio para a indústria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.