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VEÍCULOS
Vendas também crescem, mesmo com fim da redução do IPI em fevereiro; com o resultado, indústria abriu vagas
Produção de carros bate recorde em março
JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL
Mesmo com o fim da redução
do IPI (Imposto sobre Produtos
Industrializados), a indústria automobilística registrou no mês
passado o melhor resultado de
vendas para um mês de março em
três anos. Em termos de produção, foi o melhor março de toda a
história para o setor no país.
Foram comercializadas 141,6
mil unidades, o que significa um
aumento de 35,2% em relação a
fevereiro, segundo a Anfavea (a
associação das montadoras).
Comparado a março de 2003,
quando se venderam 102,7 mil
unidades, o aumento foi de
37,9%. É o melhor resultado para
o mês desde as 165 mil unidades
vendidas em março de 2001.
Deve-se considerar que, diferentemente de 2003, o Carnaval
neste ano ocorreu em fevereiro, e
não em março. Dessa forma, o total de dias úteis (de vendas) foi de
23, contra 19 em fevereiro. Mas,
pela média diária, o número de
unidades vendidas em março
também foi maior (2%) em relação ao mês anterior. ""Tínhamos
um residual de veículos com IPI
menor na rede, o que pode ter
contribuído para o resultado, mas
houve o motivador da queda, ainda que modesta dos juros [o BC
cortou a taxa Selic em 0,25 ponto
percentual], que estimulou a volta
do consumidor", avaliou Ricardo
Carvalho, presidente da Anfavea.
O setor registrou o maior nível
de produção para um mês de
março em toda a história. As
montadoras produziram 190,2
mil unidades, alta de 23,6% em relação a fevereiro e de 33,8% sobre
março de 2003. Em termos absolutos, está abaixo apenas de maio
de 2001, quando haviam sido fabricadas 198 mil unidades.
No acumulado do primeiro trimestre, as vendas internas somaram 353,8 mil unidades (6,2%
maiores que em 2003). A produção total teve alta de 13,5% sobre
igual período do ano anterior
(atingindo 500.094 unidades).
Para além da demanda doméstica, o aumento da produção em
março sustentou-se no desempenho das exportações. As vendas
externas de autoveículos e máquinas agrícolas subiram 41,8% em
relação a fevereiro: de US$ 476
milhões para US$ 675 milhões.
Comparado com março do ano
passado, o aumento foi de 63%.
Os melhores resultados de vendas internas e exportações puxaram o nível de emprego na indústria: de janeiro a março deste ano
foram abertas 1.216 vagas.
Capacidade ociosa
A despeito dos números de
março, a Anfavea não reviu as
projeções para a produção deste
ano. Pelas estimativas, o setor deve encerrar o ano com 1,99 milhão
de unidades produzidas -8%
maior que o resultado de 2003.
Como vem sendo praxe desde o
ano passado, o presidente da Anfavea argumenta que reduções
temporárias de IPI são paliativos.
A alíquota menor de IPI para
veículos de até 2.000 cc vigorou
entre agosto do ano passado e 28
de fevereiro. No final de março, o
governo anunciou que irá reduzir, de novo, o IPI do setor de automóveis, mas desta vez como
forma de compensar as mudanças na cobrança da Cofins.
Segundo Carvalho, o setor convive hoje com uma capacidade
ociosa de 43%. E a inversão da situação dependeria, sustenta, de
mudanças estruturais. ""Pode ser
que a solução passe por financiamento, por rediscussão da carga
de impostos, que é a maior do
mundo para esse setor. Por ora,
não há nenhum projeto", afirma.
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