São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INADIMPLÊNCIA

Hoje, 42% não pagam em dia; em fevereiro, 39%

Cresce o número de consumidores com dívida atrasada em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento publicado ontem mostra que cresceu o número de consumidores com dívidas em atraso. Dados da Fecomercio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) mostram que, entre as pessoas que afirmam ter dívidas atualmente, 42,34% estão inadimplentes. Ou seja, ainda não pagaram a conta. Em fevereiro deste ano, 39,1% diziam o mesmo.
Há uma diferença entre endividados e inadimplentes. Os endividados têm débitos a pagar pois compraram de forma parcelada. Os inadimplentes não quitaram a dívida no prazo acertado.
Ainda no levantamento publicado, 68,50% dos consumidores possuem algum tipo de dívida hoje (65% em fevereiro). Eles são endividados, e não inadimplentes. A pesquisa começou a ser feita em 2004 e ouviu mais de mil pessoas.
Outros números mostram que a parcela de recursos comprometida com o pagamento de débitos a vencer está elevada. Quase 30% das pessoas ouvidas precisam separar de 10% a 30% do rendimento mensal para pagar as dívidas.
A contínua queda na renda em 2003 teve efeito nocivo sobre as contas dos consumidores. Além disso, a forte ação de marketing das redes varejistas também contribuiu para esse resultado. (AM)


Texto Anterior: Varejo: Shopping vende só 0,78% a mais no 1º trimestre
Próximo Texto: Tarifas: Conta de luz aumenta até 19% em 4 Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.