São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

AVIAÇÃO

Comissão Européia deu aval

Acordo entre Alitalia e Air France é aprovado

DA FOLHA ONLINE

A Comissão Européia (braço executivo da União Européia) aprovou ontem o acordo para compartilhamento de rotas aéreas entre as companhias aéreas Alitalia e Air France.
As empresas cederam espaços em seus horários para decolagem e aterrissagem para obter o acordo, disse o membro do setor de competição da comissão Mario Monti, em um comunicado.
A aliança entre as empresas italiana e francesa foi fechada antes da fusão da Air France com a holandesa KLM. No acordo, cada empresa passa a ter 2% da outra, e poderá compartilhar vôos em rotas entre os dois países.
"A decisão de hoje [ontem] garante que viajantes entre França e Itália continuem a ter opções de serviços e competitividade de preços", disse Monti.
As empresas irão partilhar sete rotas nas quais a competição entre ambas era mais acirrada -entre Paris e as cidades italianas de Milão, Roma, Veneza, Florença, Bolonha e Nápoles e a rota entre Milão e Lyon.
As companhias renunciaram em dezembro do ano passado a importantes rotas, incluindo Paris-Roma e Paris-Milão, para favorecer outros concorrentes, diminuindo a preocupação das autoridades da comissão responsáveis pela concorrência comercial na União Européia.

Fusão
A diretoria da empresa holandesa de aviação KLM se reunirá no dia 19 de abril para discutir os termos da oferta para a fusão com a francesa Air France.
A fusão, se concluída, irá criar a maior companhia aérea do mundo em lucros e a terceira em número de viagens. A nova empresa terá um retorno financeiro anual de 19,2 bilhões de euros (US$ 23,1 bilhões) e um quadro de funcionários com 106 mil pessoas. A nova empresa irá voar para 226 destinos e contará com 540 aeronaves. A companhia aérea italiana Alitalia espera fundir-se ao novo grupo.


Texto Anterior: Trabalho: Reforma sindical deve ir neste mês para o Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.