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EXCLUSIVO
Antes de vender novas linhas, empresa consulta se interessados têm pendências no SPC; prática é considerada ilegal
Telemar passa clientes novos por "filtros"
DA REPORTAGEM LOCAL
A empresa de telefonia fixa Telemar vem adotando sistematicamente uma política discriminatória para novos clientes que tenham pendências em órgãos de
análise de crédito como o SPC
(Serviço de Proteção ao Crédito) e
a Serasa.
A prática é ilegal, segundo a
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e fere a Lei Geral de Telecomunicações (9.472,
de julho de 1997).
Documentos e e-mails internos
da Telemar obtidos pela Folha revelam que é disseminada na empresa a aplicação de ""filtros de
crédito" sobre interessados em
adquirir linhas nos 16 Estados onde a companhia atua.
Em muitos casos em que há
pendências no SPC e na Serasa, a
Telemar pode chegar a recusar a
instalação da linha alegando razões técnicas ou ""empurrar" ao
cliente o chamado "Fale 100", um
pacote básico de telefonia.
No "Fale 100", o cliente não pode fazer ligações interurbanas ou
para celulares e tem uma limitação de cem pulsos telefônicos. O
objetivo da empresa com a prática
é diminuir o risco de inadimplência entre os novos usuários.
Utilidade pública
Segundo a LGT, por se tratar de
um serviço básico de utilidade
pública, a única restrição para a
venda de um telefone fixo se dá no
caso de o cliente ter pendências
com a própria operadora.
Além das consultas ao SPC/Serasa, a Telemar checa a situação
de seus novos clientes na Receita
Federal e se o CPF está ""ativo".
Em e-mail de junho de 2004 endereçado a vários diretores e ao
presidente da Telemar, Ronaldo
Iabrudi, a área responsável pelos
""filtros de crédito" detalha, passo
a passo, como eles são adotados
na venda de telefones fixos.
A mesma mensagem é compartilhada entre outras 16 pessoas de
diferentes diretorias e áreas de gerência da empresa.
""O filtro de crédito vem sendo
executado através do sistema
Transact em todas as filiais", diz o
e-mail. O item "2" (Bureau de
Crédito) é o que trata das consultas ao SPC/Serasa.
""Quando ocorrerem restrições,
a análise deriva para o tratamento
manual. Nesse caso, existem riscos de vendermos THT (linhas)
sem a oferta/ativação de qualquer
produto restritivo (Ex.: Fale 100)."
No chamado ""tratamento manual", funcionários da Telemar ligam para os clientes com pendências no SPC/Serasa e tentam convencê-los a ""limpar o nome" antes de vender o plano. A alternativa é vender o "Fale 100" ou, segundo a Folha apurou, dar um
jeito de negar a instalação.
"Ação Anti-Vésper"
Documento interno da empresa
elaborado pela diretoria de Marketing e Varejo revela que os ""filtros de crédito" da Telemar são
utilizados até na "Ação Anti-Vésper", um elaborado plano para tirar clientes da sua principal concorrente, a "empresa-espelho"
Vésper/Embratel (leio texto às
págs. B1 e B4).
Em outro documento, que analisa a aplicação dos ""filtros de crédito" entre outubro de 2003 e janeiro de 2004, a Telemar contabiliza 470.377 negativas, o equivalente a 37,2% das consultas.
Em outro e-mail, funcionários
da empresa comentam os índices
de ""negativações" dos clientes.
A estratégia do uso de ""filtros"
com consultas ao SPC/Serasa
também é aplicada sobre os clientes interessados em adquirir linhas celulares da Oi, empresa do
grupo Telemar. No caso da telefonia celular, não há nenhum impedimento à prática, segundo o entendimento da Anatel.(FCZ)
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