São Paulo, terça-feira, 08 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

PÉ NO ACELERADOR
A produção de máquinas agrícolas cresceu 33% no mês passado em relação a igual período de 2006, segundo a Anfavea. Uma safra maior e preços melhores animam produtores e criam um cenário bem melhor para as indústrias do setor.

MAIS COLHEITADEIRAS
As indústrias mostram em seus números que houve alta de 25% na produção de colheitadeiras em abril, em relação a igual período de 2006. A produção de tratores cresceu 42%.

VISITA INTERROMPIDA
O primeiro compromisso de Reinhold Stephanes, em São Paulo, foi interrompido por uma ligação de Lula, chamando-o para Brasília. O ministro participava da reunião do Cosag (Conselho Superior do Agronegócio) da Fiesp. Custos foi um dos assuntos discutidos.

FERTILIZANTES
O ministro da Agricultura pediu a formação de um grupo de trabalho para avaliar os caminhos do fertilizante: da indústria ao campo. Serão avaliados importação, produção, investimentos, carga tributária, logística de distribuição e taxa sobre a marinha mercante.

RESULTADO EM 30 DIAS
Para Roberto Rodrigues, presidente do Cosag, essa avaliação deve estar pronta em 30 dias. O Brasil importa 55% do adubo consumido. É provável que a taxa suba para 70% a 80% em dez anos, o que exige uma política para o setor, diz ele.

CUSTOS ELEVADOS
Os fertilizantes subiram 40% em dólar no ano, segundo o ex-ministro. Ou seja, com a safra recorde deste ano, "o produtor brasileiro está de alma contente, mas de bolso triste, devido ao aumento dos custos".

DEFESA SANITÁRIA
Stephanes disse, no conselho da Fiesp, que a defesa sanitária é uma de suas prioridades. Após a reunião, um dos participantes afirmou que essa prioridade só será atingida se empresas e produtores que não levam a sério a rastreabilidade forem colocados na cadeia.

FRANGO A R$ 1,15
O início de mês fez bem para o frango. A ave viva subiu para R$ 1,15 ontem nas granjas, com alta de 9,5% no dia.

VINHO DO PAPA
Pelo jeito, o papa receberá muito vinho no Brasil, com a promessa de tantas empresas. Uma delas, a Salton, forneceu ontem toda a documentação da entrega dos tipos de vinhos e locais de entrega do produto.

CONFERÊNCIA
A Salton fornece a bebida para a 5ª Conferência Episcopal Latino-americana, a ser realizada na basílica de Aparecida (SP), e para o mosteiro são Bento, onde o papa se hospeda, além do vinho de missa para as cerimônias religiosas.


Texto Anterior: Boletim Focus: Mercado reduz projeção para o IPCA pela 4ª vez
Próximo Texto: Exportações de carne bovina aumentam 50%

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.