São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2008

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"Pesos pesados" lançam banda larga sem fio

MATT RICHTEL
DO "NEW YORK TIMES", EM SAN FRANCISCO

Um "quem é quem" do mundo da tecnologia e das telecomunicações anunciou a intenção de construir a primeira de uma nova geração de redes nacionais de transmissão sem fio de dados. O consórcio inclui parceiros incomuns: Sprint Nextel, Google, Intel, Comcast, Time Warner e Clearwire.
Os parceiros avaliaram o projeto em US$ 14,5 bilhões, valor que inclui o custo das freqüências de rádio e equipamentos oferecidos pela Sprint Nextel e pela Clearwire, e US$ 3,2 bilhões dos demais envolvidos.
Eles esperam que a rede, que oferecerá acesso de alta velocidade à internet com qualidade de próxima geração aos usuários de celulares, seja construída em apenas dois anos. Não existe cronograma para que seja oferecida aos usuários. O preço do acesso não foi definido. Os parceiros querem chegar ao mercado antes que a Verizon Wireless e AT&T Wireless.
A Sprint Nextel será a acionista controladora, com 51% de participação. A Clearwire deterá 27% do empreendimento. A parceria de empresas tão fundamentalmente diferentes sublinha a convergência entre a internet, o entretenimento e os serviços de telecomunicações.
O presidente do conselho da Clearwire, Craig McCaw, um dos pioneiros da comunicação móvel, anunciou em comunicado que "o poder da internet móvel, que oferece velocidade e mobilidade, transformará de maneira fundamental o cenário da comunicação".
Mas a rede terá de enfrentar consideráveis desafios. Dadas as peculiaridades do espectro de comunicação de rádio que os parceiros pretendem usar para distribuir os sinais de dados, pode não ser fácil para o grupo criar um serviço de amplo alcance e alta confiabilidade, disse Craig Moffett, analista do setor de comunicações na corretora Sanford Bernstein.
Ele apontou para o fato de que os parceiros envolvidos eram todos empresas de ponta, mas disse que isso também trabalharia contra os interesses do grupo. Cada membro tem agenda distinta, e isso poderia resultar em conflitos quanto à operação e à gestão da rede.

Lógica do negócio
A Sprint Nextel, que nos últimos anos enfrenta dificuldades diante da força da Verizon e da AT&T, quer aproveitar as freqüências que tem sob controle; as operadoras de cabos querem criar um serviço adicional que ofereça acesso de banda larga fora de casa; a Intel gostaria de vender seus chips e promover uma expansão no uso de computadores; e o Google espera desenvolver mais uma plataforma de publicidade.
O anúncio da parceria surge em um período de crescimento nos negócios, que devem aumentar muito mais. A transmissão sem fio de dados -predominantemente mensagens de texto- respondeu por 23% da receita da Verizon Wireless no primeiro trimestre. Um ano antes, foram 17,5%.
A esperança do setor de telecomunicações é que os usuários comecem a usar esse serviço para diversas aplicações, como navegar pela web em notebooks e celulares, e baixar música e vídeos com mais freqüência para esses aparelhos. A natureza pouco compatível dos participantes na parceria da Clearwire também indica possibilidades. Talvez a mais significativa seja a adesão do Google, o grupo de publicidade vinculada a buscas na internet, que entrou com US$ 500 milhões no negócio.
O Google fornecerá os recursos de busca à plataforma sem fio. A empresa adotou abordagem semelhante quanto a uma proposta para criar uma rede Wi-Fi gratuita em Mountain View, Califórnia, a cidade que abriga sua sede, e em um plano fracassado para uma rede Wi-Fi que cobriria San Francisco.
Os investimentos incluem US$ 1,05 bilhão da Comcast, US$ 1 bilhão da Intel e US$ 550 milhões da Time Warner Cable. A Bright House, operadora de cabos, entrará com US$ 100 milhões, enquanto o grupo Trilogy Equity Partners pretende investir US$ 10 milhões.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


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