São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2000


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INTERNET
Importadoras de equipamento esperam vender 400 mil unidades este ano
Acesso à rede pela TV já dá lucro

MARCELO BILLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas que trouxeram ao país os aparelhos de acesso à Internet pela TV comemoram os resultados das primeiras semanas de vendas. O principal atrativo desses equipamentos é o preço: entre R$ 342 e R$ 600, dependendo do modelo. Um computador não sai por menos de R$ 1.500.
A Technostore, que já vendeu as primeiras 5.000 unidades do modelo Easybox, espera comercializar cerca de 20 mil até o fim do mês. Até dezembro, segundo Ciro Gambini, gerente-geral da empresa, cerca de 200 mil unidades deverão ser vendidas.
A MyWeb Americas, que importa o MyWeb da Ásia, não revela quantos pedidos já foram feitos. A estimativa de Antonio Cerqueiro, vice-presidente, no entanto, é idêntica à do concorrente: a empresa espera vender cerca de 200 mil unidades este ano.
Quem acessar a rede pela TV terá algumas restrições. Não poderá, por exemplo, arquivar imagens da Internet. "Mas, para quem nunca teve acesso, isso não será problema", afirma Gambini.

Democratização
Em busca de alternativas para disseminar o acesso à Internet pela TV, as duas empresas negociam com bancos, companhias telefônicas e provedores.
O Unibanco é uma das instituições financeiras que estão analisando os novos equipamentos. Para Geraldo Travaglia Filho, diretor-executivo de Internet, a Web na TV pode ser a solução para democratizar a rede no Brasil.
Ele confirma que o Unibanco estuda formas de incentivar seus clientes a usar o equipamento. Não está descartada a venda do aparelho a preços menores ou mesmo a distribuição gratuita para grupos selecionados de clientes do banco.
"Estamos conversando com os fabricantes para eliminar riscos de segurança que porventura o novo equipamento possa causar", afirma.
Segundo Mariano de Bier, da Telefônica, que também avalia o produto, "o conceito é muito bom. Vamos avaliar a qualidade do serviço e definir que tipo de estratégia a empresa pode adotar".
A Folha apurou que o Bradesco também está negociando com os fabricantes dos novos equipamentos. O banco, que foi um dos primeiros a dar acesso gratuito à Web a seus clientes, poderia aumentar o número de usuários de seu home banking por meio do novo sistema de acesso.



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