São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento de inflação e juros ameaça ganhos

DA REPORTAGEM LOCAL

O movimento de alta da inflação, puxado pelo setor de alimentos, e a taxa de juros básica da economia, que resulta em queda da renda disponível para os consumidores, podem ter impacto negativo nos ganhos alcançados pelos prestadores de serviços nos últimos anos.
"Da mesma forma que o aumento da renda e do emprego resulta em maior procura por táxis, costureiras e cabeleireiros, o efeito contrário reduz a demanda por esses profissionais", diz Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores.
Para ele, a renda disponível para o consumidor deve encolher "um pouco" neste ano, especialmente a partir do segundo semestre. "Existe a expectativa de um aumento modesto da inadimplência nos próximos meses e isso contribui para que as famílias diminuam a velocidade de tomada de crédito."
Para Caio Megale, economista da consultoria Mauá, a inflação no setor de alimentos preocupa. A expansão do crédito, que sustenta parte do crescimento econômico do país, tende a ter um limite, mas ainda não é possível estimar quando ele chegará, segundo avalia. (FF e CR)


Texto Anterior: Salário mínimo é referência para reajustes
Próximo Texto: BB quer crescer "um Santander" em compras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.