São Paulo, domingo, 08 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Conta mostra capacidade de país pagar débito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A relação entre dívida pública e PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da capacidade de um país em honrar seus compromissos.
Por isso, é um dos itens que os investidores olham quando querem saber se um governo tem condições de honrar suas dívidas.
Uma relação dívida/PIB alta não é necessariamente ruim, desde que a sua tendência de médio e longo prazos seja de estabilidade e que a economia continue crescendo o suficiente para gerar riqueza e, com isso, o país honrar suas obrigações.
A tendência da dívida pública brasileira é de alta. Quando foi fechado o acordo do Brasil com o FMI, no final de 1998, a relação dívida/PIB estava em 41,3% e subia rapidamente, puxada pela alta de juros provocada pela crise russa.
Na ocasião, o governo definiu como meta estabilizar essa proporção em 46,5% até o ano que vem. Depois, a meta foi revista para 49%. Hoje não há previsão oficial sobre essa relação.



Texto Anterior: Crise do dólar: Crise faz governo esquecer teto da dívida
Próximo Texto: Banco estrangeiro lucra mais com dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.