São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emergentes vão continuar na "2ª divisão"

DO ENVIADO A HOKKAIDO

Na cúpula do G8 do ano que vem, o Brasil e seus pares do G5 (México, China, Índia e África do Sul) continuarão jogando na segunda divisão entre os grandes do mundo, participando apenas do último dia, quando o documento da reunião já está aprovado e divulgado.
É o que ficou claro ontem pelas declarações do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, exatamente o anfitrião da cúpula de 2009: "A maioria quer manter a fórmula atual, embora depois o G8 possa ter um encontro com China, Brasil, Índia, México e África do Sul".
Berlusconi disse que nem sequer chegou à mesa de discussões do clubão do mundo rico a hipótese de ampliá-lo, proposta feita em entrevista pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy. O comentário do premiê italiano foi feito pouco depois de a Casa Branca rejeitar a proposta de Sarkozy. "Neste momento, não estamos dando atenção à questão do aumento de países que participam anualmente da cúpula", disse Gordon Johndroe, porta-voz do governo Bush. (CR)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: UE pressiona Brasil a provar sustentabilidade do álcool
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.